As empresas 100% digitais vêm em crescimento exponencial, uma pesquisa de 2021 da Accenture apontou que 44% dos brasileiros já usam bancos digitais. Mas como fazer um comparativo entre contas digitais e escolher a ideal para você? Veja este artigo e descubra!
Além de possuir um percentual de clientes bem mais alto que a média mundial, de 23%, os brasileiros também têm cada vez mais optado por contas digitais, a prova disso está no estudo da UBS Evidence Lab que apontam que os apps dos bancos digitais tem mais downloads que de bancos tradicionais.
O que são contas digitais?
Antes de estabelecermos algum tipo de comparativo entre contas digitais, vamos primeiro às definições. Uma conta digital é uma conta como outra qualquer, mas que pode ser administrada através de um app ou site em um celular ou computador com internet.
As contas digitais possuem todos os serviços das contas convencionais como transferências, saques, depósitos, extratos e etc, no entanto não exigem que você vá até uma agência para precisar fazer isso.
A abertura da conta, o cadastro de dados e até o atendimento com suporte ou com o seu gerente, tudo é feito de forma virtual, essa é a premissa básica de uma conta digital, ser acessível de qualquer lugar e a qualquer hora.
Como funciona uma conta digital e como abrir uma?
A conta digital opera da mesma maneira que a convencional, você pode solicitar um cartão físico para fazer pagamentos, depositar, transferir, sacar, solicitar crédito, empréstimo, financiamento, enfim, todos os serviços do banco podem ser acessados de forma remota.
Para criar uma conta você só precisa acessar o site ou baixar o app do banco que você deseja e solicitar abertura de uma conta. Os bancos que forem 100% digitais vão te pedir alguns dados e fotos de documentos e em pouco tempo sua conta estará ativa.
Quase todos os bancos convencionais, ou seja, aqueles que também tem unidade física, podem pedir que você compareça a uma agência, nem todos tem o sistema de abertura de contas 100% digital, por isso, pesquise bem antes abrir sua conta.
Quais as vantagens de se ter uma conta digital?
Agora que você já sabe o que é e como funciona uma conta digital, vamos trazer algumas vantagens de ter uma conta digital para que você entenda melhor porque vale a pena ter uma.
Sem burocracia para abrir a conta
Diferentemente de banco convencionais que exigem que você esteja em uma agência e traga todos os documentos impressos e perca um tempo danado no processo de abertura de uma conta, nas contas digitais é possível fazer tudo em casa.
Basta ter todos os documentos solicitados e enviar fotos através dos aplicativos ou site, que o banco irá processar seus dados e colocar sua conta ativa em pouco tempo.
Sem filas para serviços
Ninguém merece ficar horas em filas de caixas eletrônicos ou caixas convencionais para realizar procedimentos simples como saque, depósito, transferências e afins, não é mesmo?
Com a conta digital todos esses serviços estão disponíveis 24h na palma da sua mão, você controla tudo e é notificado de toda a movimentação que é feita na sua conta em tempo real no seu celular.
Acesso fácil em qualquer lugar
Outro ponto que as contas digitais excluíram foram as barreiras de horários, obviamente alguns serviços só são feitos em horário comercial bancário, mas como ferramentas como pix, por exemplo, é possível resolver muita coisa em qualquer hora e em qualquer lugar.
Como fazer um comparativo de contas digitais?
Possivelmente agora você já está convencido de que vale a pena abrir uma conta digital, mas não sabe qual delas escolher, afinal, basta uma pesquisa rápida na internet para encontrar diversas opções diferentes.
Vamos trazer aqui alguns parâmetros para que você faça um comparativo entre contas digitais e escolha a melhor para você. Trouxemos alguns pontos mais importantes para que você compare na hora de escolher onde abrir sua conta.
Número de clientes
Um bom termômetro para saber se o banco onde você quer abrir a sua conta é de fato uma boa opção é o número de clientes que ele possui. Quanto mais clientes maior serão as chances de valer a pena, o Nubank, por exemplo, tem 20 milhões de clientes só no Brasil.
Mas nem tudo se resume ao número de clientes, às vezes uma instituição tem menos clientes, mas vem em crescimento, caso do C6 Bank que tem 1 milhão de clientes, mas que foram conquistados nos primeiros 6 meses após o lançamento da conta.
Taxa de juros, cobranças e encargos
A maioria das contas digitais não cobram anuidade, por isso, esse deve ser o primeiro ponto. Vale a pena conferir e comparar a taxa de juros rotativa do cartão de crédito, a taxa de juros e o valor da multa por atraso, além do valor cobrado por saque caso não seja um banco com agência.
Rendimento do dinheiro
Outro ponto importante, hoje em dia ninguém quer deixar seu dinheiro parado, por isso, a maioria das contas oferecem forma de guardar o dinheiro e deixá-lo rendendo e todos têm taxas mais interessantes que a poupança, por exemplo, por isso, pesquise e compare.
Programa de pontos, milhas ou benefícios
Algumas contas vão te oferecer programas de cashback, outros de milhas e até programa de pontos próprios, caso do Nubank Rewards ou vinculados à bandeira do cartão. Por isso, veja o que for mais interessante de acordo com o seu perfil de consumo.
E aí, o que achou do comparativo entre as contas digitais? Pronto para escolher qual a melhor para você? Veja também nosso artigo comparando os melhores cartões de crédito do mercado.
Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia.
Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.