Os cartões de crédito tem feito cada dia mais parte do dia a dia do consumidor, no entanto nem todo mundo entende a mecânica dessa forma de pagamento. Veja neste artigo como saber o limite do cartão de crédito e como ele funciona na prática.
O que é e como funciona o limite do cartão de crédito?
Antes de entender como saber o limite do cartão de crédito, vamos dar um passo para trás e explicar o que é de fato o limite e como ele funciona de fato. O limite dado a uma pessoa nada mais é que o valor que o banco estará te emprestando com prazo de 40 dias.
Após fazer uma análise de crédito o banco vai entender que pode te liberar um crédito de R$2000 por mês, por exemplo. Dessa forma, sempre que você usar esse limite de gastos liberados pelo banco, você terá um prazo para arcar com esses valores.
Fica mais fácil enxergar essa operação como uma forma de empréstimo quando observamos as tarifas e taxas de juros que são cobradas, principalmente quando não honramos os pagamentos do cartão dentro do prazo. Veja as principais:
- Anuidade: Apesar de existirem algumas opções de cartões sem anuidade, boa parte dos cartões contam com essa taxa mensal para manutenção da linha de crédito que é cobrada mesmo que você pague sempre em dia;
- Juros rotativo do cartão: Uma das maiores taxas de juros do mercado, os juros rotativo do cartão de crédito são taxa altas que são cobradas sempre que pagamos um valor menor ou o valor mínimo do cartão de crédito;
- Avaliação emergencial de crédito: Sempre que você precisa fazer uma compra que ultrapassa seu limite, o banco pode fazer uma análise emergencial de crédito, podendo liberar ou não um limite a mais no momento da compra, no entanto essa operação gera um custo na próxima fatura;
- Pagamento de contas: Outra movimentação que cobra taxas são os pagamentos de consumo como conta de Luz, Água ou até mesmo faturas de outros cartões, além da taxa do banco, também é cobrado IOF.
Veja também: O que é e como funciona o estorno no cartão de crédito? Veja quando pode acontecer e como se aplica
Como saber o limite do cartão de crédito? Como ele é liberado?
Para saber o limite do cartão de crédito existem duas situações, a primeira quando já se é cliente de um banco ou instituição financeira. Nesse caso, se você já tiver um cartão de crédito é só consultar no app ou site o seu limite.
Se você ainda não tem um cartão com função crédito, dentro dos aplicativos é possível solicitar uma análise de crédito que costuma ser liberada em pouco tempo. Em alguns casos pode ser necessário ir até o banco e consultar seu gerente.
O caso mais comum é que quem não tem cartão de crédito ou quer optar por outra empresa, mas não tem ideia de como saber o limite do cartão de crédito ou como ele é liberado. No geral o que vai pesar para a liberação do seu crédito e o valor será:
- Pontuação no seu score: O dos primeiros pontos a serem pesados para a liberação ou não de linha de crédito e a quantidade de limite liberado será a pontuação do seu score. Quando mais alto ele for, mais o banco sentirá confiança de que você tem condições de pagar e a tendência é liberar mais limite;
- Renda comprovada: Outro ponto fundamental é a comprovação de renda, mesmo que seu score seja baixo, se você for funcionário público, aposentado ou pensionista e receber seu salário ou benefício no banco que está solicitando linha de crédito, suas chances crescem por você pode comprovar que recebe um valor todo mês;
- Análise patrimonial: Por fim, outro parâmetro que costuma ser levado em conta, principalmente em liberações de limites mais altos é o patrimônio que está no seu nome. Imóveis e empresas ligadas ao seu CPF podem influenciar nesse valor.
Veja também: Os melhores cartões de crédito para score baixo: quais as opções do mercado?
Como aumentar meu limite?
Agora que você já sabe como saber o limite do cartão de crédito e como ele funciona, talvez tenha descoberto que seu limite é mais baixo do que você gostaria. Veja algumas formas de acelerar esse aumento no seu limite:
- Pagamento antecipado da fatura: Uma das formas de mostrar ao banco que seu limite é incompatível com sua renda é usando todo o limite do crédito e pagando antes do vencimento, se possível mais de uma vez no mês. Isso mostra que você pode arcar com esse limite tão facilmente que faz sentido liberar mais crédito a você;
- Sempre pague com cartão: Seja na função crédito ou débito, sempre opte por pagar com o cartão sua compras do dia-a-dia e sempre peça para colocar o CPF na nota, isso faz com que seu score suba, melhorando sua credibilidade com os credores e aumentando suas chances aumento de limite;
- Mantenha seu nome limpo: Se os pagamentos em cartão impulsionam seu score, uma restrição no seu CPF vai baixá-lo de maneira muito rápida. Por isso, sempre mantenha as contas em dia, uma vez negativado você terá muito mais trabalho para conseguir aumento de limite.
3 dicas para controlar gastos e não comprometer o limite do seu cartão?
Outra preocupação recorrente de quem usa cartões de crédito como principal forma de pagamento é sobre como manter o controle de modo a não comprometer o limite que você tem direito todo mês. Veja algumas dicas:
- Avalie a necessidade de compras parceladas: Sempre que você faz uma compra parcelada, o valor da parcela é algo que será decrescido do seu limite, por isso, avalie bem o tempo do parcelamento e o valor para não comprometer muito seu limite por muito tempo;
- Acompanhe seu gastos pelo app: Hoje em dia os bancos tem a praticidade dos apps, não sendo necessário guardar todo aqueles papéis de comprovantes de compra, bastam alguns cliques para conferir todo o histórico de gastos do mês;
- Evite pagamento parcial de faturas: Como dissemos antes, além de incidir taxas altas de juros rotativos do cartão de crédito, o pagamento parcial irá reduzir o valor que ficou em aberto do seu limite, por isso, sempre mantenha-se em dia.
E aí, entendeu como saber o limite do cartão de crédito? Aproveite e veja também nosso artigo para você conhecer os 8 melhores cartões de crédito do mercado.
Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia.
Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.