Com quase 80 anos de história, o banco paulista já ganhou o Brasil e é hoje um dos maiores bancos privados brasileiros, sendo inclusive dona de outras marcas famosas como HSBC Brasil e a Losango, por exemplo. Veja como fazer a portabilidade de crédito para o Bradesco na prática com o passo a passo a seguir.

O que é portabilidade de crédito e como funciona na prática?

A portabilidade crédito acontece quando um cliente quer mudar uma dívida que ele considera cara no seu atual banco ou instituição financeira, por uma nova dívida, mas agora em um outro lugar com taxas e condições mais interessantes e possíveis de pagar.

Esse tipo de procedimento é regulado por lei, desde de 2006 a resolução 3.401 do Banco Central do Brasil que tornou o procedimento gratuito e um direito de qualquer consumidor. Essa mesma lei também permite a portabilidade de salário.

Desta forma, tanto funcionários públicos quanto pessoas que trabalham na iniciativa privada, podem escolher qualquer banco reconhecido pelo Banco Central como opção para receber seu salário, mesmo que a empresa tenha um contrato com outro banco.

Veja também: Portabilidade de salário com dívida atrelada: como funciona?

Quanto custa fazer a portabilidade de crédito para o Bradesco ou em outros bancos?

A operação em si, não prevê nenhuma cobrança apenas por se realizar, ou seja, o banco não pode te cobrar uma tarifa específica para realizar a portabilidade de crédito para o Bradesco ou em qualquer outro banco ou instituição do gênero.

Você sempre deve ter noção do custo efetivo total da sua dívida atualmente e para quanto ela estará indo ao trocar de banco. Alguns custos indiretos podem ocorrer, como casos de bancos que cobram algo para abertura de contas, por exemplo.

A única possibilidade de existirem cobranças na execução da portabilidade são os casos de contratos de leasing ou de crédito imobiliário, esse tipo de contrato é diferente das portabilidades normais.

É possível desistir da portabilidade?

Sim, desde que o novo banco não tenha depositado o valor referente a sua dívida para o banco que a detém originalmente, é possível sim que você cancele a operação a qualquer momento sem pagar nada, desde que haja tempo hábil, claro.

Para que não haja problemas nem arrependimentos, estude bem as possibilidades e faça todos os cálculos para avançar nas negociações apenas se tiver mesmo certeza de que quer seguir em frente.

Seja para portabilidade de crédito para o Bradesco ou em qualquer banco, muitas vezes o pagamento é feito de maneira muito rápida, por isso, pode não dar tempo de você voltar atrás após um certo momento.

É possível fazer portabilidade de qualquer dívida?

Não, nem todas as dívidas são passíveis de portabilidade, as normas da resolução de 2006 são voltadas especificamente para linhas de crédito de pessoa física e compreende produtos como:

  • cartões de crédito;
  • empréstimo pessoal;
  • empréstimo consignado;
  • financiamento de veículo;
  • crédito imobiliário;
  • cheque especial.

Somente as pessoas físicas que possuem dívidas em bancos ou instituições financeiras integrantes do Sistema Financeiro Nacional do Banco Central. Por isso, a regra não vale para dívidas de empresas, dívidas trabalhistas ou dívidas em instituições não registradas. 

Por isso, é sempre bom consultar o sistema ao cogitar contrair empréstimos em empresas fora do certame tradicional. Elas costumam oferecer crédito fácil, mas com taxa de juros alta, mas por não ser regulamentada pode te prender nesse pesadelo.

Como fazer portabilidade de crédito para o Bradesco? Veja o passo a passo

Agora que você já viu o que é, como funciona a portabilidade de crédito, bem como os custos que envolvem essa operação e se é possível desistir dela, vamos a um passo a passo detalhado sobre como fazer a portabilidade de crédito para o Bradesco.

O primeiro a se fazer é entrar em contato com o banco ou instituição financeira que detém o contrato e solicitar o extrato da sua dívida, este documento deve ser entregue a você em até um dia útil e nele constam informações necessárias para a portabilidade, veja quais são:

  • Nº de contrato;
  • Saldo devedor atualizado;
  • Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
  • Modalidade;
  • Taxa de juros;
  • Prazo total e remanescente;
  • Sistema de pagamento;
  • Valor de cada prestação;
  • Data do último vencimento da operação.

Com esses dados em mãos você deve se dirigir até uma agência do Bradesco, e apresente o documento. O Bradesco irá fazer uma análise e depois retornar com a proposta. Analise bem a proposta e compare o custo efetivo total das duas operações.

Se decidir optar pela portabilidade de crédito para o Bradesco, você terá de criar uma conta corrente onde as parcelas do seu novo empréstimo serão debitadas automaticamente todo mês, na mesma data original do seu empréstimo anterior.

Depois de criar sua conta o Bradesco irá entrar em contato com o banco que detém sua dívida, pagará o valor integral em aberto do empréstimo e a dívida passa a ser dele que irá debitar direto na sua conta.

Saiba mais: Portabilidade de dívida entre bancos: o que é, como funciona e quais bancos dão essa opção?

E aí, entendeu como fazer portabilidade de crédito para o Bradesco? Aproveite e veja também nossos artigos sobre como fazer portabilidade na Caixa, Banco do Brasil, Santander e crédito imobiliário no Itaú.

Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia. 

Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.

Comentar

Salvar