Os financiamentos são um dos caminhos mais comuns que os brasileiros utilizam para adquirirem bens de valor mais alto, principalmente automóveis . Apesar de ser um termo conhecido, nem todo sabe como funciona ou como pagar menos no financiamento de veículo, veja este post até o final e saiba como.

Como funciona um financiamento de veículo?

Os financiamentos, na prática, são empréstimos que são negociados entre 3 partes: um banco ou instituição financeira, uma concessionária ou revendedora de veículos e o consumidor.

Funciona assim, a empresa que vende os veículos possui um vínculo com uma instituição financeira que é responsável por intermediar os financiamentos e repassar o valor pago pelos clientes a quem está vendendo o automóvel.

Esse banco ou instituição financeira ganha um percentual que é cobrado em juros do financiamento, logo, se um veículo custa R$40.000 à vista ele será mais caro quando for financiado, justamente para pagar o banco que controlará essa operação e também para que o vendedor tenha uma contrapartida por receber de forma parcelada o valor.

Veja também: Top 5 melhores empréstimos do mercado 

Quais as principais taxas envolvidas em um financiamento de veículo?

Para entender como pagar menos no financiamento de veículo é preciso entender que existem alguns tipos de financiamento e que cada um deles tem suas particularidades e regras.

Mas qual a taxa de juros para financiamento de veículo? Isso irá variar de acordo com a empresa que estará te vendendo o automóvel, em alguns casos existem até financiamentos próprios, mas no geral, o tipo de financiamento é o que irá definir, veja as opções mais comuns:

  • Financiamento tradicional: Opção mais comum entre as concessionárias e revendedoras, esta opção pode ter uma ponte com um banco ou ser um financiamento próprio. Neste caso é exigido um valor de entrada e é firmado um contrato onde o vendedor estipula prazo, valor de parcela e taxas de juros; 


  • Crédito direto ao Consumidor (CDC): No caso do CDC, o cliente é quem entra em contato direto com o banco, sem intermédio da concessionária. Ele solicita um valor que será usado para o pagamento do automóvel e o mesmo fica alienado ao banco pelo período em que o empréstimo estiver vigente, ou seja, não pode ser vendido até ser quitado;


  • Consórcio: Neste caso o consumidor faz parte de um grupo com outros compradores e paga juros menores, no entanto os prazos são maiores e você não obtém o carro de primeira. Para conseguir você precisa ser contemplado ou dar o maior lance de um mês para receber a carta de crédito e trocar por um veículo. O valor do lance é abatido na sua dívida e você continua pagando o consórcio com o valor da parcela ajustado;


  • Leasing: Nesta modalidade a empresa Leasing compra o carro e o cliente aluga o veículo por um prazo, cada parcela do aluguel é um pagamento do financiamento e no final do pagamento total é que o carro passa para o nome do consumidor;

Ver também: Qual o melhor empréstimo online? Conheça 4 bancos, financeiras e fintechs de destaque

4 dicas de como pagar menos no financiamento do veículo?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre este tipo de financiamento, vamos trazer algumas dicas essenciais para você que sabe como pagar menos no financiamento do veículo, anote todas e economize mais!

Planejamento é tudo

O primeiro ponto para alguém que quer saber como pagar menos no financiamento do veículo, sem dúvidas, é entender se você está preparado para assumir uma dívida dessas. Um financiamento é algo longo e, nesse meio tempo, o carro irá te onerar em outros pontos como:

  • Combustível;
  • Seguro;
  • Manutenção;
  • Taxas como IPVA, Licenciamento e etc.

Por isso, faça um planejamento pensando qual valor de parcela cabe no seu orçamento, o ideal é que ela não passe de 30% dos seus ganhos, e inclua todos os custos fixos e variáveis que o carro irá te trazer neste período antes mesmo de pesquisar um financiamento.

Faça várias simulações antes de fechar um financiamento

Hoje em dia praticamente toda empresa que vende carros ou trabalha com financiamento de veículos possui em seu site uma aba para a simulação de financiamento, por isso, use abuse dos vários cenários até encontrar um favorável a você.

Compare as taxas de juros

Os juros são o principal pesadelo de quem faz um financiamento de veículo, isso porque quando comparamos ao preço que o mesmo automóvel sairia à vista fica óbvio o quão a mais estamos pagando por optar pelo financiamento.

Ainda assim, existem financiamentos com taxas muito mais altas que o normal, por isso, é preciso sempre comparar. No geral, os financiamentos das próprias concessionárias e lojas de revenda costumam ter juros maiores, por isso, vale a pena consultar seu banco primeiro.

Para saber mais sobre as taxas de juros dos financiamentos de veículo, veja o vídeo abaixo:

Custos além da parcela

Por fim, você pode esquecer que os custos de um financiamento não estão restritos ao valor da parcela, para saber o quanto você pagará naquela operação é necessário fazer o cálculo do custo efetivo total.

Essa conta engloba, além do valor das parcelas, todas as despesas decorrentes de um financiamento como: impostos (IOF), juros, seguro, custos eventuais com serviços de um despachante e despesas de cartório, por exemplo.

Veja mais: Conheça as 5 principais vantagens de ter uma conta digital

E aí, já sabe como pagar menos no financiamento de veículo? Aproveite e conheça nosso artigo sobre como refinanciar um veículo financiado e conheça mais sobre este assunto.

Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia. 

Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.

Comentar

Salvar