Ter um automóvel é o sonho de muitas pessoas, no entanto, na ânsia de satisfazer essa vontade, muitas pessoas acabam optando por financiamentos caros e se arrependem depois. A boa notícia é que é possível fazer a portabilidade de crédito de financiamento de veículo e pagar menos. 

O que é portabilidade de crédito de financiamento de veículo?

Assim como qualquer tipo de portabilidade de dívida, a portabilidade de crédito de financiamento de veículo está ancorada por lei, para ser mais exato a resolução 4292 de dezembro de 2013.

Desde essa data, os bancos e instituições financeiras são obrigados a oferecer a portabilidade sem nenhum custo adicional, no caso de veículos existem algumas diferenças. A operação funciona assim: 

  • você encontra uma opção melhor de financiamento;
  • solicita no banco que detém sua dívida um extrato da mesma;
  • com esse documento em mãos você vai até o novo banco e solicita uma proposta;
  • caso aceita a proposta, o novo banco irá pagar o valor que você deve ao banco atual e estabelecer um novo contrato com você;
  • os custos dessa operação serão referentes às cobranças de cartório para passar o bem de um banco para o outro, além da taxa de avaliação do veículo.

Ver também: Como fazer portabilidade de dívidas? Guia Prático

Quando vale a pena fazer a portabilidade de um financiamento?

Agora que você sabe que existe a opção de portabilidade de crédito de financiamento de veículo, talvez esteja interessado e querendo ver as opções para o seu automóvel, certo? Mas antes disso, vamos aos cenários de quando essa operação é realmente vantajosa.

Taxa de juros menor

O principal motivo para que essa lei fosse criada e que leva alguém a optar pela portabilidade de crédito de financiamento de veículo são, sem dúvidas, as taxas de juros cobradas no contrato.

Por isso, procure sempre comparar as taxas de juros que você paga atualmente com outros bancos e instituições financeiras para ter certeza se não acabará trocando uma dívida cara por outra igual ou mais alta.

Veja mais: Qual a taxa de juros para financiamento de veículos mais vantajosa? Veja como comparar.

CET menor

Além da taxa de juros, você precisa calcular o CET (custo efetivo total) da sua dívida, ou seja, todos os encargos, tarifas, multas, impostos, enfim, tudo que consta no contrato atual e o que estará neste novo contrato para ter certeza que está fazendo uma mudança para melhor.

Parcelamento extenso

Outro cenário onde a portabilidade se mostra interessante é em casos de dívidas onde ainda existam muitas parcelas a serem pagas, caso comum em financiamentos de veículos. 

Se o seu financiamento já estiver no final, não faz muito sentido solicitar a portabilidade, isso porque você passará a aumentar o tempo dessa dívida, o que no geral não vale a pena.

Veja também: Qual a vantagem da portabilidade de crédito? Veja porque e quando é melhor optar por ela.

Como solicitar a portabilidade junto ao seu credor?

Os bancos ou instituições financeiras envolvidos podem ter seus processos e burocracias próprias, no entanto, existem alguns passos que serão comuns para qualquer solicitação de portabilidade de crédito para financiamento de veículo, veja a seguir:

  1. Calcule o CET (custo efetivo total) do seu financiamento, lembre-se de incluir tudo: valor de parcela, taxa de juros, correções, impostos, etc. Realize essa conta para todos os bancos em que fizer uma simulação de portabilidade;
  2. Após escolher o banco ou instituição financeira com as melhores taxas e condições dê entrada no pedido de portabilidade no atual detentor do seu financiamento entrando em contato com a empresa;
  3. Uma vez em contato com o seu banco, aquele que detém sua dívida, peça um documento atualizado da sua dívida, nele devem constar as seguintes informações:
  • Número do contrato;
  • Saldo devedor atualizado;
  • Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
  • Sistema de pagamento;
  • Modalidade de crédito;
  • Taxa de juros anual (nominal e efetiva);
  • Valor de cada prestação, especificando o valor do principal e dos encargos;
  • Prazo total e remanescente;
  • Data do último vencimento da operação.
  1. Entregue este documento ao novo banco ou instituição para que eles elaborem uma proposta, uma vez aprovada, ele entrará em contato com o banco que detém sua dívida, irá quitar o saldo e realizar a portabilidade.
  2. O novo responsável pelo seu financiamento irá cobrar uma taxa e realizar a vistoria e avaliação atualizada do veículo, para o seu preço ser estipulado;
  3. Por fim, serão feitas as burocracias de cartório para ser oficializada a criação de um novo financiamento do veículo em questão atrelada ao novo banco ou instituição financeira.

Ver também: Como funciona a portabilidade de financiamento imobiliário? [GUIA DEFINITIVO]

E aí, agora que você já sabe como fazer a portabilidade de crédito de financiamento de veículo, já sabe para qual banco ou instituição financeira deseja mudar? Aproveite e conheça nosso artigo sobre como refinanciar um veículo financiado e conheça mais sobre este assunto.

Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia. 

Aqui você pode pesquisar e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.

Comentar

Salvar