Um dos maiores e mais relevantes bancos brasileiros, o Bradesco é um dos destaque nacionais em vários quesitos. Só em 2021 o banco lucrou quase R$22 bilhões de reais, o que mostra a força da instituição. Se você quer e busca saber como fazer a portabilidade de dívida no Bradesco, veio ao lugar certo.
Neste post, iremos esmiuçar o que é a portabilidade de dívida, quais as vantagens e dar um passo a passo para que você possa fazer a portabilidade de dívida Bradesco tanto para empréstimos (pessoais e consignados) quanto para financiamentos (de imóveis ou veículos).
O que é a portabilidade de dívida afinal?
Em resumo, a portabilidade de dívida entre bancos é uma saída para o cliente que quer trocar uma dívida cara por outra mais barata. Essa medida é amparada por lei desde de 2013 pela resolução 3.401 do Banco Central do Brasil.
Essa medida foi adotada para estimular a concorrência entre os bancos e instituições financeiras, uma vez que o cliente não era obrigado a ficar preso a um banco, os mesmos teriam de se mexer para oferecer melhores condições e taxas.
Para ficar mais claro vamos a um exemplo:
Você contratou um empréstimo pessoal no banco X que possui as taxas previstas em contrato, no entanto depois de um tempo essas tarifas e juros ficaram pesados e você ficou devendo, mas o banco Y te oferece tarifas menores, nesse caso vale a pena a portabilidade.
Uma outra razão que leva algumas pessoas a optarem pela portabilidade é o mau atendimento do banco, das 10 empresas com mais reclamações em 2020, por exemplo, duas eram bancos, um na terceira posição e outro na décima.
Quais as vantagens de se optar pela portabilidade de dívida?
Uma vez que tenha ficado claro o que é a portabilidade e como funciona, vale a pena destacarmos algumas das vantagens obtidas por quem optar por fazer a portabilidade de dívida no Bradesco ou em qualquer banco de maneira geral. Veja a seguir.
Menor valor de parcela
Uma das principais vantagens da portabilidade é justamente adequar o valor da parcela para sua realidade. Muitas vezes fazemos empréstimos ou contratamos um financiamento baseado em uma realidade financeira que depois muda e, com isso, o valor da parcela passa a ser inviável.
Maior prazo para pagar
Outro ponto importante é o prazo, em alguns momento optamos por um empréstimo de duração maior para pagar menos na parcela, mas acabamos pagando mais nos juros, com isso, basta um atraso para as dívidas se acumularem e tudo se complicar. Ao fazer a portabilidade você pode ajustar os prazos da nova dívida.
Limpar o nome
Outra vantagem é a da regularização da situação do seu CPF ou CNPJ junto aos órgãos de proteção ao crédito. Uma vez que o novo banco quita sua dívida com o antigo, ele pagará os valores em atraso e em aberto, com isso, as restrições são retiradas sem pesar no seu orçamento.
Pagar menos juros
Uma das maiores vantagens é a de pagar menos juros. Só para se ter uma ideia, o Brasil é atualmente o segundo país no Mundo que mais paga juros, por isso, sempre vale a pena ver o quanto você está sendo cobrado e quais as opções.
Saiba mais: Quais as melhores taxas para portabilidade de crédito?
Como fazer a portabilidade de dívida no Bradesco? Passo a passo
Agora que ficou claro o que é e quais as vantagens deste procedimento, vamos aos caminhos para fazer a portabilidade de dívida no Bradesco. O banco não detalha muito em seu site como funciona o processo, mas veja o que sabemos.
Passo 1: O cliente precisa solicitar ao banco que detém a dívida um documento com as seguintes informações:
- Nº de contrato;
- Saldo devedor atualizado;
- Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
- Modalidade;
- Taxa de juros;
- Prazo total e remanescente;
- Sistema de pagamento;
- Valor de cada prestação;
- Data do último vencimento da operação;
Passo 2: Com o documento em mãos, você deve se dirigir a uma agência do Bradesco e dar entrada no pedido de portabilidade;
Passo 3: Após análise, o Bradesco irá te oferecer uma proposta, como novas taxas, prazos, valores de parcela e valor total, caso aceite o banco entrará em contato com a instituição que detém a dívida atualmente;
Passo 4: Você assina um novo contrato que será válido no momento em que o Bradesco quitar a sua dívida com o banco anterior e pronto.
Vale ressaltar que nenhuma taxa extra é cobrada por esse procedimento, no entanto, em caso de financiamentos imobiliários ou de veículos, serão incluídas algumas taxas como a de avaliação e as despesas de cartório, para passar um bem de uma titularidade para outra.
O Bradesco pede até 5 dias úteis para a realização do processo de portabilidade e garante a mesma data para pagamento. Todas as operações de crédito são contempladas: Crédito Pessoal, Consignado INSS, Público e Privado, CDC Veículos e Crédito Imobiliário.
E aí, já sabe como fazer a portabilidade de dívida no Bradesco? Aproveite e conheça nossos artigos sobre como fazer a portabilidade em outros bancos como Caixa, Banco do Brasil, Santander, Sicoob, Inter e Nubak.
Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia.
Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.