O estorno de cartão de crédito pode ser uma dúvida compreensível de um consumidor que teve uma compra que não deu certo ou foi feita indevidamente. Contudo, o processo de estorno atualmente é bem simples e rápido, dependendo da ocorrência. Entenda neste artigo como funciona o estorno de cartão de crédito, e em quais ocasiões pode ser solicitado.
Como funciona o estorno de cartão de crédito?
O estorno de cartão de crédito é um processo pelo qual uma transação previamente autorizada é revertida, resultando na devolução dos fundos para o cliente. Aqui está um resumo básico de como funciona:
- Solicitação de Estorno: O cliente entra em contato com o emissor do cartão de crédito (geralmente um banco ou instituição financeira) e solicita um estorno para uma transação específica.
- Avaliação da Solicitação: O emissor do cartão investiga a solicitação de estorno. Eles podem pedir ao cliente informações adicionais, como comprovantes de compra, para avaliar a validade da solicitação.
- Comunicação com o Estabelecimento Comercial: O emissor do cartão se comunica com o estabelecimento comercial onde a transação ocorreu. Eles solicitam informações sobre a transação e, em alguns casos, disputam a cobrança em nome do cliente.
- Decisão sobre o Estorno: Com base nas informações disponíveis, o emissor do cartão decide sobre se o estorno é justificado ou não. Se a decisão favorecer o cliente, o estorno é processado.
- Reembolso ao Cliente: Uma vez aprovado, o valor da transação é estornado para a conta do cliente. Isso geralmente é feito como um crédito na fatura do cartão de crédito.
- Resolução Final: A transação é oficialmente revertida, e o cliente não é mais responsável pelo pagamento.
O estorno de cartão de crédito geralmente acontece em situações de arrependimento de compra, devolução do próprio vendedor ou fabricante por defeito do produto, ou em casos de comprovação de compras indevidas no seu cartão.
Veja também: Como escolher meu primeiro cartão de crédito?
O que fazer em caso de arrependimento de uma compra?
Em caso de arrependimento de uma compra, você tem caminhos diferentes, dependendo se a compra foi feita presencialmente ou online.
Compra presencial
Para compras presenciais, é necessário verificar se a loja tem política de troca ou devolução. Contudo, para esse tipo de compra, o lojista não tem obrigações com arrependimento de compra.
Compra online
Para compras online, há o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) do direito de arrependimento. Onde você tem o prazo de até 7 dias corridos a contar da data de recebimento do produto ou da assinatura do contrato, sem que precise apresentar qualquer motivo para a desistência.
Ou seja, em caso de ter feito uma compra online no seu cartão de crédito, você pode cancelá-la no próprio site, mesmo que o valor já tenha sido computado no cartão.
Nesse caso, caso a compra já tenha sido aprovada, com o cancelamento, provavelmente a intermediária financeira irá desconsiderar a compra, e seu limite não será afetado. Ou, acontecerá o estorno do valor, ou seja, terá a compra computada em sua fatura, ao mesmo tempo que o estorno também. Deixando aquela compra zerada.
O que fazer em caso de compras indevidas feitas no seu cartão?
O processo de estorno neste caso é parecido com do de arrependimento da compra. Contudo, é necessário fazer um processo antes, sendo o de criação de um Boletim de Ocorrência para atestar que as compras feitas em seu cartão foram de ação criminosa.
É necessário buscar a delegacia mais próxima ou fazer de forma online, para assim, com o B.O. em mãos, você poder pedir o cancelamento da compra.
No aplicativo do seu cartão de crédito, após ter computado a compra, busque a opção “Contestar compra”, e siga os passos do aplicativo para comprovar que as compras foram feitas indevidamente. Não esqueça de anexar seu B.O. no pedido de contestação.
A sua instituição financeira analisará a situação, e após deve fazer o estorno de suas compras, uma vez comprovado a fraude.
Facilidade em receber seu dinheiro de volta
Com a melhoria da tecnologia, os estornos no cartão de crédito são feitos de forma quase automática, uma vez que são analisados e aprovados pelas instituições. Logo, o processo é bem fácil de ser pedido.
Se você solicitou o cancelamento ou arrependimento de alguma compra, não se preocupe, após alguns dias itens o estorno deve ser feito na fatura do seu cartão. Assim, no momento de pagamento da sua fatura, é como se entrasse como um desconto no valor final do valor a ser pago.
O estorno de cartão de crédito é bem importante em caso de fraudes no seu cartão. Entenda neste artigo O que fazer se seu cartão de crédito foi clonado? e evite dores de cabeça.
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