Maior banco público brasileiro, o Banco do Brasil tem quase 22 milhões de clientes ativos, o que mostra toda a força e relevância da instituição. Por isso, muitos querem, mas não sabem como fazer portabilidade de crédito para o Banco do Brasil, por isso, trouxemos um passo a passo detalhado para te ajudar.

O que é portabilidade de crédito e como funciona na prática?

A portabilidade se ampara na resolução 3.401 do Banco Central do Brasil, publicada em 6 de setembro de 2006 que, apesar de o documento não utilizar esse termo, o procedimento acabou ficando conhecido dessa forma.

Essa resolução resolveu um problema antigo de pessoas que faziam um empréstimo ou contratavam uma linha de crédito em um banco, mas depois de um tempo se arrependiam e nada podiam fazer em relação a isso.

Além disso, a legislação também regulou a portabilidade de salário que dá a possibilidade de funcionários de qualquer empresa, seja ela pública ou privada, de escolher em qual banco deseja receber o seu salário.

Na prática, a portabilidade de crédito consiste em trocar uma dívida de empréstimo de uma instituição financeira para outra que seja mais vantajosa. O procedimento pode ser feito por qualquer cliente bancário sem nenhuma cobrança e o banco que ofereceu o crédito originalmente não tem o direito de negar.

Veja também: Portabilidade de salário com dívida atrelada: como funciona?

Quando fazer portabilidade de crédito?

Se você veio até aqui é porque está interessado em fazer a portabilidade de crédito para o Banco do Brasil, por estar insatisfeito com o que seu banco oferece atualmente, certo? No entanto é preciso saber o que levar em conta na hora de cogitar a portabilidade, veja abaixo:

Juros abusivos

Os juros são os principais motivadores de quem busca fazer a portabilidade de crédito para o Banco do Brasil ou em qualquer outro banco no geral. No entanto, é preciso fazer uma análise bem minuciosa das propostas de outros bancos para acabar não mudando para pior.

Valor alto de parcela

Outro fator que pesa é o valor da parcela, muitas vezes na época em que contratamos aquele crédito, tínhamos a condição de pagar aquele valor por mês, mas com o tempo algo mudou e isso ficou impossível.

Por isso, faça um levantamento do seu orçamento para ter uma faixa de valores possíveis para a parcela, isso porque trocar sem essas certeza pode acabar piorando a situação. Veja também como ficará o prazo dessa dívida.

Dívida acumulada

Acima de tudo, antes de escolher fazer a portabilidade de crédito no Banco para o Brasil ou em qualquer outro banco ou instituição financeira, é preciso calcular o CET: Custo Efetivo Total da sua dívida atualmente das opções de portabilidade.

Isso porque muitas vezes olhamos apenas o valor da parcela ou da taxa de juros, mas não incluímos pontos como prazo ou outras tarifas que existam. Para saber mais com calcular o CET, veja o vídeo abaixo:

Portabilidade de crédito para o Banco do Brasil: Passo a passo

Agora que você já sabe o que é, como funciona o procedimento da portabilidade e qual o momento mais propício para fazê-lo, vamos detalhar quais os passos a serem seguidos para que você possa solicitar a portabilidade de crédito para o Banco do Brasil.

O Banco do Brasil oferece a possibilidade de fazer a portabilidade para dois tipos de empréstimos: Empréstimo consignado e não consignado. No caso do primeiro, o banco ou instituição financeira precisa ter um convênio com o Banco do Brasil para ser possível consignar seu salário, benefício ou aposentadoria.

Neste caso os valores passariam a ser debitados direto em uma conta do Banco do Brasil que você teria de criar. Já no segundo caso, existem duas opções:

 

  • BB crédito automático: você precisa criar um conta corrente ou poupança no Banco do Brasil caso ainda não tenha, após fazer isso e solicitar a portabilidade as parcelas serão debitadas do saldo da sua conta todo mês;


  • BB crédito salário: se você recebe seu salário em uma conta no Banco do Brasil, seja uma conta corrente ou conta-salário, também pode solicitar que seja debitado automaticamente por lá.

Depois de criadas as contas na modalidade que você preferir, basta seguir os passos abaixo para solicitar a portabilidade de crédito para o Banco do Brasil:

  1. Entre com um pedido junto ao banco que detém sua dívida atualmente solicitando o extrato com o saldo devedor atual;

 

  1. Em até um dia útil, o banco tem que te fornecer esse documento que possui informações relevantes como: número do contrato, saldo atualizado da dívida, tipo de crédito, taxa de juros anual e etc;

 

  1. Com o documento em mãos, vá até a sua agência do Banco do Brasil e apresente essas informações;

 

  1. O Banco do Brasil irá analisar a sua situação e lhe fará uma proposta, analise a mesma e faça o cálculo do CET e, caso tenha certeza dê a autorização;

 

  1. O Banco do Brasil entrará em contato com o banco que detém a dívida original e irá efetuar o pagamento total dos valores em aberto.

Saiba mais: Portabilidade de dívida entre bancos: o que é, como funciona e quais bancos dão essa opção?

E aí, entendeu como fazer portabilidade de crédito para o Banco do Brasil? Aproveite e veja também nossos artigos sobre como fazer portabilidade na Caixa, Bradesco, Santander e crédito imobiliário no Itaú.

Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia. 

Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.

Comentar

Salvar