Ter acesso a boas linhas de crédito passa muito pelo seu histórico como consumidor, uma das formas de se medir isso é através do cálculo do score de crédito. Por isso, vamos mostrar como é feito essa conta e o que interfere para subir ou descer sua pontuação.
Como funciona o cálculo do score de crédito?
O score de crédito é um indicador que ajuda as empresas a avaliar o risco de inadimplência de um cliente ou solicitante de empréstimo. Ele é calculado com base em uma série de informações, como histórico de pagamentos, relação entre renda e dívidas, tempo de crédito, entre outras.
O cálculo do score de crédito pode variar de acordo com a empresa que o calcula, mas, em geral, é feito através da análise de dados presentes em bancos de dados de informações creditícias, como o Serasa.
Esses dados podem incluir informações sobre o pagamento de contas, empréstimos e financiamentos, cheques sem fundos e protestos, entre outros.
Esses dados são usados para criar um modelo matemático que é aplicado a cada solicitação de crédito para avaliar o risco de inadimplência. O resultado desse cálculo é o score de crédito, que é apresentado em forma de pontuação.
Quanto maior a pontuação, menor é o risco de inadimplência e, portanto, maior a chance de aprovação de crédito.
Ver também: Pedir cartão de crédito abaixa o Score? Tudo que você precisa saber
O que faz o meu score de crédito subir ou descer?
Como vimos, o cálculo é feito através de uma junção de informações a respeito do seu comportamento enquanto consumidor, por isso, alguns pontos referentes ao que você compra, paga ou atrasa serão essenciais para variar seu score.
Os principais pontos que afetam sua pontuação são:
- Histórico de pagamento de dívidas: manter o pagamento de suas dívidas em dia é um dos principais fatores que afetam a pontuação do Serasa Score. Quando você atrasa ou deixa de pagar dívidas, isso pode prejudicar sua pontuação;
- Quantidade de dívidas ativas: ter muitas dívidas ativas pode ser visto como um sinal de risco para as empresas e pode prejudicar sua pontuação;
- Tipo de dívida: alguns tipos de dívida, como empréstimos com juros altos ou dívidas com cartões de crédito, podem ser vistos como mais arriscados do que outros tipos de dívida e, portanto, podem afetar negativamente sua pontuação;
- Histórico de crédito: se você já teve problemas de crédito no passado, isso pode afetar sua pontuação atual;
- Usar o crédito de forma responsável: usar o crédito de forma responsável pode ajudar a melhorar sua pontuação. Isso inclui não exceder seu limite de crédito, pagar suas contas em dia e não solicitar muitas linhas de crédito em um curto período de tempo.
Em resumo, a pontuação do Serasa Score é afetada por como você gerencia suas dívidas e seu histórico de crédito. Mantendo o pagamento de suas dívidas em dia, tendo poucas dívidas ativas e usando o crédito de forma responsável podem ajudar a melhorar sua pontuação.
Saiba mais: Cartão de crédito para quem tem score baixo: Quais as opções disponíveis no mercado?
Como consultar o meu score de crédito? Passo a passo
Após entender como funciona o cálculo do score de crédito, é provável que você queria consultar e acompanhar sua pontuação. Para isso existem alguns caminhos possíveis, são eles:
- Acesse o site do Serasa Experian e faça login com seus dados de acesso. Caso não possua uma conta, é possível criar uma gratuitamente clicando em “Cadastre-se” no canto superior direito da tela;
- Após fazer login, clique em “Meu Serasa” no canto superior direito da tela;
- Na tela seguinte, clique em “Consultar Score de Crédito” na barra lateral esquerda da tela.
- Será exibida uma tela com informações sobre o seu score de crédito, incluindo o valor atual, a data da última atualização e uma explicação sobre o que o score significa.
Além disso, também é possível fazer o mesmo processo baixando o aplicativo do Serasa Experian para Android ou IOS. Neste caso você precisará acessar ou criar seu login antes de ter acesso e a cada variação da sua pontuação, o app irá te enviar uma notificação.
Ver também: Como sacar dinheiro no cartão de crédito? Passo a passo
Boas opções de cartão de crédito para quem tem score: 200, 300 e 500
Ok, você já entendeu como funciona o cálculo do score de crédito, o que fazer para poder acompanhar as variações na sua pontuação e o que faz a mesma variar, mas seu score ainda é baixo, existem opções de cartões para você conseguir agora?
A boa notícia é que sim, apesar de não serem tantas quanto para consumidores com score mais próximos de 1000, existem algumas boas opções no mercado como:
- Cartão Carrefour: no geral, os cartões de loja tem uma aceitação maior para score mais baixo, justamente por incentivarem o consumo interno. O Carrefour é um desses casos;
- Cartão Next: cartão internacional lançado pelo Bradesco em 2017, o Next é uma linha nova, que não cobra anuidade, tem boas funcionalidades e costuma aprovar linhas para score mais baixo, mas para isso você precisa primeiro criar uma conta digital no banco;
- Cartão Impact Bank: outra solução mais recente, essa linha tem a opção de cartão de crédito pré-pago, logo pode ser adquirido até mesmo por quem tem o nome negativado;
- Cartão Neon: não exige comprovação mínima, por isso, as chances de aprovação são maiores;
- Cartão Trigg: conhecido por ter uma aprovação mais fácil, o Trigg ainda oferece um bom programa de cashback.
E aí, entendeu como fazer o cálculo do score de crédito? Aproveite e conheça nossos artigos sobre os melhores cartões de crédito para quem tem score baixo e como funciona o limite do cartão de crédito.
Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia.
Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.