O acesso ao crédito não é algo que seja simples para todas as pessoas, sobretudo se você possuir restrições no seu CPF. No entanto, nem tudo está perdido, existem opções de cartão de crédito para negativados e vamos falar sobre como elas funcionam neste post.
Quais os tipos de cartão de crédito para negativado?
Se você possui o nome “sujo”, provavelmente já tentou solicitar um cartão da maneira tradicional, porém não obteve sucesso, não é mesmo?
Isso acontece porque as restrições têm muito peso na avaliação de crédito, porém existem alternativas de cartões de crédito para negativados, basta escolher a modalidade certa.
Cartão pré-pago
semelhante a um cartão de crédito tradicional, porém, requerendo saldo prévio depositado pelo usuário. Funciona de maneira simples: o usuário carrega o cartão com um valor determinado e utiliza-o para efetuar compras até o limite desse saldo.
Não há vinculação com uma conta bancária e, portanto, não é possível gastar além do valor previamente depositado. Ao fazer uma compra, o valor é deduzido do saldo disponível no cartão.
Alguns cartões pré-pagos permitem recargas adicionais para reutilização. São úteis para controle de gastos, segurança e para pessoas sem acesso a cartões de crédito tradicionais.
Podem ser utilizados internacionalmente e oferecem praticidade, especialmente para quem limitará seus gastos ou evitar o endividamento.
Veja também: Pacote de conta digital: quais as principais tarifas e melhores contas do mercado
Cartão consignado
Um cartão de crédito consignado é uma modalidade na qual o pagamento mínimo da fatura é descontado diretamente da folha de pagamento ou benefício do titular, como aposentadoria ou pensão.
Ele está disponível principalmente para aposentados, pensionistas e funcionários públicos. Com limite de crédito pré-aprovado, baseado na margem consignável, o usuário pode realizar compras e saques, mas o valor é descontado automaticamente em parcela fixa mensalmente, evitando a inadimplência.
Geralmente, a taxa de juros é menor em comparação com outras modalidades de cartão de crédito. Esse sistema oferece mais segurança aos bancos, pois as parcelas são garantidas pelo salário ou benefício do titular.
É importante ter controle financeiro para não comprometer todo o valor disponível na margem consignável, evitando endividamento excessivo.
Saiba também: Cartão de crédito aprovado na hora: 8 opções para ter seu poder de compra HOJE!
Cartão com limite de crédito atrelado à investimento
Um cartão de crédito com limite atrelado a um investimento é uma ferramenta financeira que vincula os valores investidos pelo cliente em produtos de renda fixa, como Certificados de Depósito Bancário (CDBs) ou Tesouro Direto, ao limite de crédito concedido pelo banco.
Funciona como uma garantia para a instituição financeira, utilizando os recursos do investimento como respaldo para liberar crédito ao cliente. O montante investido se torna uma espécie de colateral, possibilitando um limite de crédito proporcional ao valor aplicado.
Se o cliente não pagar a fatura do cartão, o banco pode utilizar o investimento para cobrir a dívida.
Essa modalidade é benéfica, por permitir ao cliente utilizar o cartão de crédito enquanto mantém os recursos aplicados, potencialmente gerando retornos financeiros.
No entanto, é importante considerar os riscos envolvidos, já que eventuais perdas no investimento podem impactar o limite de crédito disponível.
Veja mais: Score mínimo para cartão de crédito: Qual pontuação atingir antes de fazer uma solicitação
5 dicas para nunca mais ficar com restrições no seu CPF
Pode ser que esses cartões não sejam exatamente o que você procura, por isso, ao invés de buscar um cartão de crédito para negativados, você pode buscar uma forma de tirar seu nome do SPC e do SERASA e seguir essas dicas para nunca mais voltar para lá.
- Organização Financeira: Mantenha controle sobre suas despesas, criando um orçamento mensal para garantir que suas contas sejam pagas em dia;
- Pontualidade nos Pagamentos: Cumpra rigorosamente os prazos de pagamento de suas contas, evitando, atrasos que possam gerar registros negativos nos órgãos de proteção ao crédito;
- Negociação com Credores: Ao enfrentar dificuldades financeiras, busque negociar suas dívidas diretamente com os credores, buscando alternativas como parcelamentos ou descontos para quitar os débitos pendentes;
- Atenção aos Contratos e Compromissos Financeiros: Leia e compreenda completamente os contratos antes de assinar qualquer compromisso financeiro, evitando comprometer-se com dívidas que possam exceder sua capacidade de pagamento;
- Monitoramento Regular do seu CPF: Esteja atento às movimentações em seu CPF, verificando periodicamente seu status junto ao SERASA e SPC, garantindo que não existam pendências ou registros equivocados que possam comprometer sua reputação financeira.
Ver também: Como cancelar uma compra no cartão de crédito? [GUIA DEFINITIVO]
3 cartões de crédito para negativado para você começar
Agora que você sabe que tipo de cartão de crédito para negativado pode escolher e como fazer para manter seu nome limpo, traremos 3 linhas de crédito que costumam ser bem receptivas para pessoas com restrições em seu nome.
Santander SX
Um dos cartões que liberam crédito para quem tem o score baixo, o SX é uma linha do Santander sem cobrança de anuidade, oferece descontos em lojas parceiras, saques na função crédito e até cashback, sendo uma boa alternativa para refazer sua pontuação de crédito.
Superdigital
Um dos cartões pré-pagos mais fáceis de se conseguir liberação, o Superdigital possui um app bem completo e fácil de se manusear. Você consegue carregar seu cartão de maneira rápida pelo pix ou via boleto e pode fazer compras com esse limite.
Pagbank
Pagbank
Outra opção sem cobrança de anuidade, o Pagbank é outro cartão com fácil liberação para baixas pontuações de score. Ele oferece limite mínimo de R$300, o que torna bem acessível e seguro para quem quer ter crédito, mas não pode comprometer muito a sua renda.
E aí, entendeu onde conseguir um cartão de crédito para negativado? Aproveite e conheça nosso artigo sobre como aumentar o limite do seu cartão de crédito e saiba mais sobre este assunto.
Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia.
Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil, e o melhor de tudo: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.