O mercado vem se diversificando e cada vez mais opções de cartões vão surgindo no mercado, no entanto nem todo mundo sabe lidar com este método de pagamento. Neste artigo iremos mostrar como aumentar o limite do seu cartão de crédito e como usá-lo com sabedoria.
Como funciona o limite do cartão de crédito?
Para entender como aumentar o limite do seu cartão de crédito, primeiro é preciso entender como ele funciona. O limite dado a uma pessoa nada mais é que o valor que o banco estará te emprestando com prazo de 40 dias.
Vamos supor que, após fazer uma análise de crédito lhe foi liberado de R$2000 de limite, por exemplo. Dessa forma, sempre que você usar esse limite de gastos liberados pelo banco, você terá um prazo para arcar com esses valores.
O limite é calculado em cima do seu histórico financeiro e comprovação de renda, para entender melhor como essa mecânica funciona e como aumentar o limite do seu cartão de crédito, continue com a gente até o final.
Veja também: O que é e como funciona o estorno no cartão de crédito? Veja quando pode acontecer e como se aplica
Como aumentar o limite do seu cartão de crédito?
Se você está lendo este artigo, é porque talvez tenha descoberto que seu limite é mais baixo do que você gostaria. Existem algumas formas de acelerar o aumento no seu limite, veja as principais abaixo:
- Pague sua fatura antecipadamente: dessa forma você estará mostrando ao banco que seu limite é incompatível com sua renda sempre que pagar antes do vencimento, faça isso mais de uma vez no mês se possível para mostrar que você pode pagar aquele limite tranquilamente e precisa de mais;
- Pague tudo com o cartão: no crédito ou débito, sempre opte por pagar com o cartão as compras do dia-a-dia e peça para colocar o CPF na nota. Isso faz com que seu score suba, melhorando sua credibilidade com os credores e aumentando suas chances aumento de limite;
- Não atrase contas e mantenha o CPF limpo: basta apenas uma restrição no seu CPF para baixar seu score muito rápido. Por isso, sempre mantenha as contas em dia, uma vez negativado você terá muito mais trabalho para conseguir aumento de limite.
Como funciona o pagamento do cartão de crédito?
Todo mês, o banco levanta todas as compras feitas no crédito por você e o valor é fechado 10 dias antes do vencimento, incluindo tudo que foi gasto entre a última fatura e essa data entra no valor da fatura vigente, além de parcelas de compras parceladas.
Além disso, todas as tarifas e taxa de juros são pré-estabelecidas no ato em que você contrata um cartão de crédito e também são aplicados, bem como os pontos de benefícios de programas deste tipo são calculados neste fechamento.
Por fim, se a sua linha de crédito não possuir cartões sem anuidade, esse valor será acrescentado na conta final. Em caso de pagamento inferior ao valor total da fatura, você será cobrado os temidos juros rotativos que irão aparecer na fatura do mês seguinte.
Veja também: Como resgatar pontos do cartão de crédito Visa? Conheça tudo sobre o programa
5 dicas de como usar seu cartão com sabedoria
Agora que você já sabe como aumentar o limite do seu cartão de crédito é preciso ter cuidado. Uma vez que os bancos te derem mais poder aquisitivo e você seguir pagando em dia, a tendência é que este limite vá subindo cada vez mais.
Por conta disso, muita gente que está ávida por aumentar seu limite acaba extrapolando e perdendo o controle. Separamos 5 dicas para que você fique atento e não se perca neste processo.
Não parcele ou pague valores parciais sem necessidade
Sempre que você não pagar o valor total da fatura estará refém dos juros rotativos do cartão de crédito, que estão entre os mais altos do mercado. Por isso, se uma fatura for muita alta para aquele mês, consulte as opções de empréstimo para comparar as taxas de juros.
Não aceite todos os aumentos de limite
Como já adiantamos, a partir de um certo patamar, o banco tende a sempre aumentar seu limite e é aí que mora o perigo. O ideal é que seu limite nunca ultrapasse 50% do seu salário, desta forma, ele se mantém em uma margem mais segura.
Utilize apenas um cartão de crédito
Cada instituição financeira irá fazer uma análise de crédito e te liberar um valor em cima do seu histórico e renda, nesse caso ter mais de um cartão é um convite a se enrolar. Rapidamente você pode se encontrar com mais poder aquisitivo do que renda e bastará um mês descontrolado para tudo se perder.
Acompanhe a fatura do cartão diariamente
Hoje em dia todos os bancos, fintechs e instituições financeiras no geral possuem aplicativos onde você pode consultar seus gastos em tempo real e até ser notificado a cada compra. Utilize esse canal para ter certeza de cada compra feita, seja ela à vista ou parcelada.
Evite pagar contas de consumo no crédito
Muitas pessoas acham interessante unificar todo tipo de gasto num mesmo cartão e, no geral, isso pode ser uma forma de não se perder, no entanto, quando se trata de contas como luz, água e telefone o pagamento via crédito não vale a pena.
Isso acontece porque a maioria das empresas cobram taxas para o pagamento deste tipo de conta na função débito, por isso, só faça isso em último caso.
E aí, entendeu como aumentar o limite do seu cartão de crédito? Aproveite para conhecer quais os melhores cartões de crédito sem anuidade do mercado antes de escolher o seu.
Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia.
Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.