Quem trabalha no comércio convencional sabe que oferecer a opção de pagamento via cartão é essencial. No entanto, às vezes é necessário mudar de empresa e muitos não sabem como fazer a portabilidade de máquina de cartão, se você é um desses, vem comigo!
Afinal, como fazer a portabilidade de máquina de cartão? É possível?
Basicamente, o processo consiste na troca de titularidade do aparelho de uma pessoa para outra, no entanto, o procedimento de como fazer a portabilidade de máquina de cartão varia conforme a marca da mesma.
Esse procedimento é bem comum quando um empreendedor não se interessa mais pelas condições oferecidas pela operadora que fornece a maquininha, como os juros praticados sobre as vendas, por exemplo.
Com o intuito de evitar os trâmites burocráticos para o cancelamento de um contrato e, às vezes, multas previstas, a opção da troca de titularidade se torna mais viável.
O procedimento visa apenas a troca de quem passa a ser responsável pela máquina, não influencia em nada seu funcionamento e o novo dono é quem deve arcar com a manutenção e bom funcionamento da maquininha.
Veja mais: Como fazer portabilidade de dívidas? Guia Prático
Vale a pena fazer a portabilidade de máquina de cartão?
Apesar de ser um procedimento simples, a portabilidade envolve alguns aspectos delicados, que merecem cautela, afinal, a troca envolverá o cadastramento de contas e ativação que recorre a dados pessoais mútuos.
Por isso, mesmo que você saiba como fazer portabilidade de máquina de cartão, é preciso ter cuidado com quem está te transferindo um vendendo uma maquininha de cartão para evitar problemas futuros.
Se a pessoa tiver credibilidade, a portabilidade se mostra bem vantajosa, afinal, a burocracia é bem menor do que a contratação de uma direto com a empresa, além do custo de aquisição que é naturalmente mais baixo por se tratar de uma máquina “usada”.
Ver também: Portabilidade de operações de crédito: O que é, quais as vantagens, quando e como fazer?
Quais empresas fazem este tipo de portabilidade?
O processo de como fazer portabilidade de máquina de crédito não tem muito mistério, no entanto, como já destacamos, têm suas diferenças dependendo da empresa. Por isso, separamos um passo a passo para as principais marcas, veja a seguir.
PagSeguro
Começando por uma das marcas mais populares, a portabilidade das maquininhas da PagSeguro é algo incentivado pelo PagBank (banco atrelado a marca) que aponta o procedimento como uma forma de ganhar dinheiro com maquininhas paradas.
Isso acontece porque a pessoa que assume a maquininha continua sendo cliente da PagSeguro e você ainda ganha um dinheiro para facilitar esse processo. No entanto, vale ressaltar que a portabilidade não vale para as “minazinhas” apenas para as demais máquinas.
O procedimento acontece em duas etapas, transferência e aceitação:
Transferência:
- Vá até o site da PagSeguro e faça seu login;
- Escolha a opção “Venda presencia””no menu lateral e depois clique em “Meus dispositivos”;
- Todas as máquinas cadastradas no seu CNPJ irão aparecer, selecione a que fará a portabilidade;
- Clique nos pontinhos laterais e depois na opção “Transferir”;
- Digite o e-mail do novo dono desta maquininha para que ele tenha acesso;
- Você receberá um código de confirmação no celular cadastrado no PagSeguro, digite o código e clique em “Confirmar”.
Aceitação:
- Agora o novo dono da maquininha deve aceitar a operação;
- Peça para que ele acesse o e-mail que você cadastrou e clique em “aceitar”.
Mercado Pago
Outra marca muito forte no ramo, o Mercado Pago é uma empresa que possui uma plataforma de pagamentos bem completas e é por lá que você recebe os valores pagos pelas maquininhas da empresa.
É nessa mesma plataforma e de maneira bem similar ao cadastro original que se dá a transferência, claro que com bem menos burocracia.
Você deve ter em mãos o e-mail do novo dono a da máquina e esse e-mail deve ser o de uma conta no Mercado Pago, a qual é onde serão efetuados os pagamentos, exatamente como acontecia com você, depois é só seguir os passos:
- Vá até a página do Mercado Pago;
- Faça o seu login;
- Na aba de terminais associados a essa conta, escolha aquele que deseja transferir e selecione o seu número;
- Informe o e-mail do novo dono e confirme a opção de transferir a titularidade.
SumUp
O procedimento de como fazer a portabilidade de máquina de cartão no caso da SumUp é bem similar ao da PagSeguro. O processo também funciona em duas etapas: transferência e aceitação, sendo a segunda um pouco diferente vista a seguir:
Transferência:
- Acesse o menu do terminal;
- Clique em “Configurações gerais”;
- Vá na opção “Desativar máquina” e, depois, clique em “Continuar”;
- Confirme a operação inserindo o código que será enviado no meio de contato cadastrado;
- Após a confirmação, a maquininha já terá sido desvinculada da sua conta.
Aceitação:
- Vá até o site da SumUp;
- Selecione o modelo da maquininha que foi desvinculada;
- Crie um novo cadastro com todas as informações pessoais ou da nova empresa que será dona da máquina. Caso já tenha, acesse a conta;
- Em seguida preencha os dados e vá seguindo os passos até a configuração na tela.
E aí, entendeu como fazer a portabilidade de máquina de cartão? Aproveite e conheça nossos artigos sobre portabilidade de cartão de crédito, as vantagens da portabilidade e como funciona a Lei da portabilidade.
Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia.
Aqui você pode pesquisar e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.