Você provavelmente já teve medo de comprar um produto com medo dele não chegar para você da forma que foi anunciado, certo? Nestes casos é possível recuperar seu dinheiro através do estorno, por isso, se quiser saber como funciona o estorno no cartão de crédito, continue lendo este artigo.
O que é o estorno no cartão de crédito?
Antes de explicar como funciona o estorno no cartão de crédito, vamos às definições. O estorno nada mais é do que um procedimento realizado pela empresa da qual você comprou um produto ou serviço visando a devolução do valor no crédito.
Este procedimento acontece por três motivos, o primeiro é por conta de um erro de cálculo, o vendedor colocou um zero a mais que passou despercebido no momento. O segundo é a desistência de um produto, em ambos você deve solicitar o estorno no mesmo dia.
Essa solicitação pode ser feita diretamente na loja, site que você comprou ou direto com a administradora do cartão, mas deve ser feita imediatamente. Isso porque as empresas que processam os pagamentos tem um prazo para estorno que pode ser feito manualmente.
O terceiro caso é o mais comum, quando você compra um produto que vai demorar a chegar, logo não tem como você fazer esse estorno no mesmo dia. Quando ele chega você verifica que ele não condiz com o que foi anunciado.
Esse processo de como funciona o estorno no cartão de crédito em vendas online de produtos que chegam após esse período.
Veja também: Como fazer um cartão de crédito online: veja o passo a passo
Como funciona o estorno no cartão de crédito?
O estorno é um direito do consumidor que se aplica quando existe algum erro na cobrança do valor do produto, taxas e cobranças não inclusas previamente e se estiver no prazo de desistência de uma compra online.
Para dar o estorno o lojista tem duas alternativas: ou devolver em dinheiro ou em crédito na fatura. Neste caso o valor do produto será debitado de uma fatura próxima, no entanto este processo pode demorar até duas faturas para acontecer.
Qual a diferença entre o estorno em vendas online ou físicas?
O processo é o mesmo, a diferença é que na loja física fica mais fácil de realizar o estorno se você for no mesmo dia em que comprou. O processo do estorno em si não muda em nada, inclusive ambas as lojas podem te dar a opção de comprar outro produto, mas o consumidor não é obrigado a aceitar essa forma de ressarcimento.
Qual a diferença entre estorno e cancelamento?
O cancelamento é diferente do estorno pois ele só pode ser solicitado em um período curto, em geral em até 72 horas após a compra. Neste caso o cliente não está sendo lesado, apenas desistiu de uma compra antes mesmo dela chegar.
Em alguns casos a compra pode nem aparecer na fatura se o pedido de cancelamento for processado rapidamente. Nestes casos sempre lembre-se de acionar a loja e a empresa que administra o cartão.
E em casos de compras parceladas?
Quando a compra é feita de forma parcelada o estorno do valor total será feito na sua próxima fatura e aparecerá em forma de crédito para pagar a parcela daquele mês.
Suponha que você fez uma compra no valor de R$500 em 10 parcelas de R$50, cada fatura irá constar o valor da parcela do produto e o valor em crédito, zerando assim o valor cobrado.
Mas e se eu já tiver pago a primeira fatura? Como funciona o estorno no cartão de crédito neste caso? Calma, você não perde o valor da primeira parcela que já pagou junto com a fatura, o estorno será feito de forma duplicada no mês seguinte.
Seguindo nosso exemplo anterior, sua fatura virá com um crédito de R$100 que será referente a parcela anterior já paga e a do mês vigente.
Veja mais: Portabilidade de dívida entre bancos: o que é, como funciona e quais bancos dão essa opção?
Como solicitar o estorno no cartão de crédito?
Agora que você já sabe o que é e como funciona o estorno no cartão de crédito, vamos aos passos de como solicitar este estorno caso você precise. Para cada situação onde o estorno seja aplicável, existirá uma forma de solicitar, veja abaixo:
- Erro no pagamento em loja presencial: O estabelecimento deve fazer o estorno na mesma hora pela máquina de cartão e você faz um novo pagamento caso ainda queira o produto. Se a loja se recusar você pode entrar em contato diretamente com a administradora de seu cartão;
- Desistência de compra online: toda compra online tem um prazo de 7 dias após o recebimento do produto onde o cliente pode cancelar a compra. Seja pelo produto não ser o que ele esperava ou por não querer mais a compra. Desta forma, o próprio lojista deverá informar como devolver o produto sem nenhuma cobrança e estorna o valor;
- Fatura com erro em compra online: caso o produto tenha chegado e o valor cobrado na sua fatura esteja incorreto, você deve entrar em contato com a loja e pedir para que o valor seja estornado e refeito. Caso não obtenha resposta, vá direto à operadora de cartão de crédito.
E aí, entendeu como funciona o estorno cartão de crédito? Aproveite e veja também nosso artigo para você que não sabe o que é o rotativo do cartão de crédito.
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