Ícone do site Minha Economia: Compare cartões e soluções financeiras

Como quitar as parcelas do Cartão de Crédito? [GUIA PRÁTICO]

Como quitar as parcelas do cartão de crédito

Como quitar as parcelas do cartão de crédito

Parcelar compras é uma forma, muitas vezes, de conseguir fazer uma compra de algo com um alto valor, mas que não poderia ser adquirido à vista. No entanto, após um tempo, se você tiver um dinheiro vale a pena adiantar o pagamento? Veja neste post como quitar as parcelas do cartão de crédito e quais as vantagens disso.

Como quitar as parcelas do cartão de crédito?

As compras parceladas são, na prática, como um empréstimo feito pelo cartão de crédito, o ponto que prova isso é que, durante o período do “empréstimo”, o valor da parcela é diminuído do limite do seu cartão todo mês. 

Por conta disso, muitos buscam como quitar as parcelas do cartão de crédito para recuperar seu limite total e para se livrar de uma dívida. Seja qual for o motivo, a forma para solicitar essa quitação antecipada é entrando em contato com o banco ou instituição financeira responsável pelo seu cartão.

Veja também: Descubra como funciona a fatura do cartão de crédito na prática

Quais os benefícios de quitar as parcelas de cartão de crédito de forma antecipada?

Agora que você já sabe como quitar as parcelas do cartão de crédito talvez esteja se perguntando porque você faria isso, afinal se eu tiver o dinheiro para pagar uma dívida parcelada vale a pena adiantar o pagamento ou manter o parcelamento?

Não existe uma verdade absoluta neste caso, por isso, levantamos alguns benefícios de se fazer isso para que você traga para sua realidade e tire suas próprias conclusões.

Obter descontos especiais

Boa parte dos bancos oferecem descontos para quem decide adiantar o pagamento de parcelas, no entanto não são todas as instituições que fazem isso. Antes de pedir o adiantamento, consulte se existe este benefício.

Encurtar o tamanho de uma dívida

O principal benefício direto de antecipar parcelas quando possível é o de tornar sua dívida menor. No entanto, vale ressaltar que na maioria dos casos, os bancos e operadoras de cartão abatem as parcelas de trás para frente.

Ou seja, se você tem 10 parcelas de R$500 pendentes e resolve pagar 3 de uma vez, você não terá uma pausa de 3 meses sem pagamentos, mas sua dívida passará a ter apenas 7 parcelas, terminando antes do previsto.

Liberação mais rápida do limite

Quando você antecipa o pagamento de parcelas do seu cartão de crédito você irá diminuir o tempo que aquele parcelamento está “prendendo” o seu limite. Quanto mais parcelas você pagar, mais rápido recupera seu poder aquisitivo.

Mais chances de aprovação de crédito e aumento de limite

Toda vez que você realiza pagamentos antecipados, seja de parcelas ou de faturas do cartão, o seu score tende a aumentar. Isso faz com que o banco entenda que você é capaz de pagar o que lhe foi emprestado e aumenta sua credibilidade te dando maiores chances de ter aumentos de limites ou empréstimos futuros aprovados.

Ver também: Como saber o limite do cartão de crédito? Tudo o que você precisa saber

5 dicas para organizar sua vida financeira

Agora que já repassamos como quitar as parcelas do cartão de crédito e quais os benefícios diretos e indiretos de se fazê-lo, vamos trazer algumas dicas práticas para que você mantenha sua vida financeira sempre nos eixos. 

Renegocie dívidas em aberto

As dívidas serão sempre uma espécie de âncora para organizar a sua vida financeira, por isso, a primeira coisa a se fazer é levantar o valor atualizado de todas elas e partir para a renegociação.

Procure os feirões do SERASA, barganhe descontos e sempre firme parcelas com valores que você pode de fato arcar, sempre evite quebrar um acordo, isso sempre quer dizer mais juros.

Organize todas as receitas e despesas mensais

Um dos pontos mais fundamentais para manter as contas no azul é levantar, todo mês, os valores que entram (receitas) e o que é gasto (despesa). Enumere tudo o que for gasto, não apenas as contas, mas valores para diversão e quanto guardar, por exemplo, quanto mais discriminada for essa lista melhor.

Mantenha seu limite de crédito controlado

Uma dica que sempre vale a pena guardar é a de não deixar que seu limite de crédito ultrapasse 50% do seu salário. Mantendo esta margem você evita gastar mais do que arrecada e mesmo em meses mais descontrolados não entra no vermelho.

Veja mais: Como funciona o pagamento do cartão de crédito? Tudo o que você precisa saber

Comece a fazer uma reserva de emergência

Outro ponto que vale observar é sempre tirar um pouco dos ganhos e guardar, de preferência em algum fundo de investimento bancário como CDI ou Tesouro direto para que ele renda um pouco.

Por menor que for o valor, vale sempre a pena guardar um pouco, paulatinamente você vai criando uma reserva que vai ser importante em momentos de crises financeiras, demissões ou caso seja necessário algum gasto em saúde, por exemplo.

Defina prioridades e estabeleça objetivos palpáveis

Por fim, faça uma lista com objetivos a curto, médio e longo prazo que você deseja fazer com o dinheiro que está guardando, isso ajuda a motivar a sempre guardar um pouco mais todos os meses.

Coloque também as prioridades para onde o seu dinheiro precisa ser direcionado todos os meses, isso auxilia para que não seja feito um investimento no momento errado ou que se gaste com algo supérfluo.

E aí, já sabe como quitar as parcelas do cartão de crédito e quais as vantagens disso? Aproveite e conheça nosso artigo sobre as melhores opções de cartão de crédito sem anuidade.

Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia. 

Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.

Sair da versão mobile