Muita gente não sabe, mas toda compra é tributada por impostos, alguns deles são específicos de um setor, mas outros são aplicados em quase toda transação e neste post falaremos mais sobre o IOF de cartão de crédito ou simplesmente Imposto sobre operações financeiras.
O que é e como funciona o IOF de modo geral?
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um tributo brasileiro que incide sobre uma variedade de transações financeiras.
Ele foi criado com o objetivo de gerar receita para o governo, bem como regular o mercado financeiro e controlar a inflação. O IOF é aplicado em operações como empréstimos, câmbio, seguros, operações de crédito, entre outros.
O funcionamento do IOF baseia-se na aplicação de alíquotas específicas para cada tipo de operação financeira, variando de acordo com o prazo e o valor da transação. Quanto maior o prazo da operação, menor é a alíquota, incentivando empréstimos de longo prazo.
O imposto é retido na fonte, ou seja, é descontado automaticamente na transação financeira, fazendo com que o valor final para o cliente seja superior ao montante original.
As alíquotas podem variar ao longo do tempo, dependendo das políticas fiscais do governo, e podem ser isentas em algumas situações, como no caso de investimentos em renda fixa de longo prazo.
Saiba também: Cartão de crédito aprovado na hora: 8 opções para ter seu poder de compra HOJE!
Quais são as alíquotas do IOF?
Ao entender o que é o IOF de cartão de crédito, você vai perceber que existem tipos distintos de cobrança de acordo com a natureza da cobrança, por isso, vale a pena conhecer as principais alíquotas envolvidas.
IOF Cartão de crédito ou Débito (compras internacionais)
Quando se trata de transações internacionais existe o componente do câmbio, isso vale tanto para operações presenciais quanto para compras online. O cálculo do IOF é baseado no valor da conta e convertido em reais, a alíquota é de 6,38%, mas que está prevista para cair 1% ao ano até ser zerada a partir de 2029.
Ver também: Cartão de crédito Carrefour: Veja como adquirir o seu hoje!
IOF operações de crédito
Para operações de crédito convencionais, ou seja, compras em cartão de crédito feitas em estabelecimentos ou online, a taxa é de 0,38% sobre o valor total.
Caso a compra seja parcelada, é incidido um IOF de 0,0082% por dia para pessoas físicas (3% anualmente), e de 0,041% por dia para pessoas jurídicas (1,5% anualmente), calculado de acordo com o prazo de pagamento.
A taxa de 0,38% é um valor fixo que é cobrado no ato da transação, ou seja, já vem embutido na sua fatura e a mesma taxa vale para outras operações de crédito como cheque especial, empréstimo, rotativo do cartão de crédito etc.
Veja mais: Score mínimo para cartão de crédito: Qual pontuação atingir antes de fazer uma solicitação
IOF operações de câmbio
Neste caso, a alíquota é específica para casos de compra ou venda de moeda estrangeira, neste caso, a lei prevê uma alíquota de 1,1% de IOF sobre a transação feita em dólar, euro ou qualquer outra moeda que não seja o real.
Além da compra e venda, também incide a alíquota de 1,1% de IOF em caso de transferência de moeda estrangeira sob a mesma titularidade e 0,38% para o CPF de terceiros.
Veja também: Pacote de conta digital: quais as principais tarifas e melhores contas do mercado
IOF para seguros
O valor da cobrança de IOF em casos de seguro depende da natureza do mesmo e do valor a ser ressarcido e da probabilidade do uso do mesmo. Em caso de seguro de vida, a taxa é de 0,38%, mas se for de seguros de bens como casas e carros, a taxa sobe para 7,38%. Já para seguros privados ou de assistência médica o valor é de 2,38%.
Ver também: Como cancelar uma compra no cartão de crédito? [GUIA DEFINITIVO]
Como calcular o IOF do cartão de crédito?
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um tributo cobrado pelo governo brasileiro em transações financeiras. O cálculo do IOF varia de acordo com o tipo de operação.
Para operações de câmbio, como compra de moeda estrangeira, o IOF é calculado sobre o valor da operação a uma alíquota específica.
Em transações de crédito, como empréstimos, o IOF incide sobre o valor do empréstimo a uma taxa diária que varia de acordo com o prazo de pagamento. Em operações de seguros, o IOF é calculado sobre o valor do prêmio.
O cálculo do IOF pode ser feito de forma manual, mas geralmente é automaticamente retido pelas instituições financeiras no momento da transação.
É importante consultar a legislação vigente e as regras específicas de cada tipo de operação para compreender a alíquota e a base de cálculo corretas, pois estas podem mudar ao longo do tempo de acordo com a política econômica do país.
E aí, entendeu como funciona o IOF de cartão de crédito? Aproveite e conheça nosso artigo sobre como aumentar o limite do seu cartão de crédito e saiba mais sobre este assunto.
Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia.
Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil, e o melhor de tudo: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.