Você quer começar seu negócio de maneira informal e precisa aceitar pagamentos em cartão antes de ter um CNPJ, mas não sabe se tem uma maquininha de cartão para pessoa física? Veja nesse post como conseguir e quais as melhores opções.
Afinal, é possível ter uma maquininha de cartão para pessoa física?
De maneira bem objetiva, sim é possível, mesmo que você seja um empreendedor que não possui CNPJ, ainda assim será possível contratar uma maquininha de uma marca usando apenas o seu cadastro de pessoa física.
O uso de cartão de crédito e débito como meio de pagamento está entre os meios de pagamento mais usados. Segundo dados da CNDL, 62% dos pagamentos em lojas físicas são via maquininha, sendo 30% crédito e 32% débito.
No mercado atual existem vários tipos de maquininhas de várias marcas diferentes que podem ser adquiridas por pessoas físicas, mais a frente veremos quais as principais e o que elas oferecem.
Ver também: Juros de maquininha de cartão: Tudo o que você precisa saber
Como conseguir maquininha de cartão para pessoa física?
Para conseguir uma maquininha para aceitar compras no crédito e no débito sendo pessoa física, você precisará apresentar alguns documentos solicitados pela marca que escolher e ter uma conta corrente em um banco que será vinculada a maquininha.
Em alguns casos, a própria empresa possui sua conta, é o caso da PagSeguro que possui o PagBank e o Mercado Pago que tem sua modalidade de conta e carteira digital. Algumas delas podem exigir que você abra uma conta com eles.
Como se trata de um aparelho voltado para pessoas físicas e não para empresas, o uso das maquininhas fica restrito à venda de produtos em pequenos eventos, pessoas que atendem a domicílio ou pequenas lojinhas, stands e camelôs, por exemplo.
Saiba mais: Comparativo de taxas de maquininhas de cartão: Como encontrar a melhor para sua empresa
Quais as vantagens de se ter uma maquininha de cartão para pessoa física?
Quando se trabalha com venda de produtos ou serviços, quanto mais opções de pagamento você puder oferecer ao seu cliente, maiores as chances dele comprar de você e se fidelizar, essa é apenas uma das vantagens de ter uma maquininha como pessoa física, veja mais algumas:
- Permite vendas parceladas;
- Possui baixas taxas administrativas;
- Aceitar várias bandeiras de cartão;
- Evita que você transite com grandes quantias em dinheiro vivo;
- Permite que você gerencie seus pagamentos digitalmente;
- Antecipação de recebíveis.
Veja também: Qual a maquininha de cartão com a menor taxa do mercado? Conheça as melhores opções
Qual a melhor maquininha de cartão para pessoa física?
Agora que você já tem um panorama geral da viabilidade, vantagens e como conseguir de fato uma maquininha de cartão para pessoa física, vamos conhecer algumas boas opções de aparelhos com taxas interessantes para quem vende sem CNPJ.
SumUp On
Boa opção para pessoa física devido suas taxas serem baixas, o modelo On da SumUP é uma boa escolha nesse sentido. Para vendas no débito a taxa será fixa de 1,9%. Para vendas no crédito são duas opções:
- Venda no crédito à vista: taxa de 4,6% e você recebe o valor no mesmo dia;
- Venda no crédito parcelado: a mesma taxa + 1,5% para cada parcela.
O ponto fraco fica pelo fato da maquininha não fazer o repasse automático da taxa para o preço final do produto, desta forma, você precisa fazer o cálculo em cima de cada venda para que o valor da taxa seja embutido no preço.
Minizinha Chip 3 PagSeguro
Opção interessante para pessoa física devido ao seu custo bem baixo de aquisição da máquina, apenas R$106,80 ou 12 parcelas de R$8,90 por mês. Esta opção possui alguns valores de taxas promocionais no começo do contrato, o que aumenta seu custo-benefício.
As taxas cobradas nas vendas pela minizinha são:
- Taxa 0% no débito e no crédito no primeiro mês;
- Após esse período a taxa no débito passa para 1,99% por 12 meses e depois vai para 2,39%, valor definitivo;
- No crédito, após o primeiro mês a taxa é de 4,99% em compras à vista e 5,59% para parcelamentos para receber na mesma hora.
Moderninha Plus do PagSeguro
Aceitando mais opções de cartão e com link de pagamento incluso, a Moderninha é uma versão mais completa da PagaSeguro que pode ser adquirida por pessoas físicas. A maquininha possui ainda uma bateria mais duradoura que a minizinha.
As principais taxas no débito são:
- 0% no débito e crédito à vista no primeiro mês;
- Após este período a taxa passa para 1,99% à vista para recebimento na mesma hora durante um ano;
- Após um ano a taxa vai para 2,39% em definitivo.
Já para pagamento no crédito existem mais variáveis após o primeiro mês sem cobrança de taxa:
- Para receber os valores na mesma hora a taxa é de 4,99% à vista e 5,59% parcelados;
- Para receber em até 14 dias a taxa cai para 3,99% à vista e 4,59% parcelados;
- Para receber em até 30 dias a taxa cai para 3,19% à vista e 3,79% parcelados.
E aí, entendeu como conseguir uma maquininha de cartão para pessoa física? Aproveite e conheça nossos artigos sobre a melhor maquininha de cartão para cada negócio, quais maquininhas aceitam ticket alimentação e como fazer a portabilidade de maquininha de cartão.
Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia.
Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.