Distribuídas por diversas empresas no Brasil, o ticket alimentação é uma das formas mais usadas para compras em mercados, padarias, açougues, etc. Neste post mostraremos quais as maquininhas que aceitam cartão alimentação e os prós e contras de cada marca.
Se você tem um estabelecimento e ainda não tem uma maquininha que aceita cartão alimentação ainda há tempo de englobar ao seu negócio os mais de 22 milhões de brasileiros que têm acesso ao benefício, por isso, mostraremos como você pode conseguir a sua máquina.
Quais as principais maquininhas que aceitam cartão alimentação?
Quando se busca maquininhas que aceitam cartão alimentação, é normal surjam diversas opções com muitas pequenas diferenças entre elas. Por isso, separamos aqui os principais nomes do mercado e elencamos os prós e contras de cada uma, veja a seguir.
Granito
Uma das marcas com mais opções de pagamento, a Granito é conhecida por ser a maquininha de cartão do Banco Inter, que adquiriu parte da empresa ainda em 2020.
A maquininha da Granito tem como diferencial receber várias bandeiras regionais, o que pode ser importante para algumas empresas, além das bandeiras de crédito e débito mais tradicionais.
Falando da Granito enquanto maquininha que aceita cartão alimentação ela trabalha com os benefícios da VR e Ticket o que acaba deixando de fora grandes marcas como Sodexo e Alelo.
Prós
- recebimento via QRCode e link de pagamento;
- boa nota no Reclame Aqui;
- trabalha com algumas bandeiras regionais.
Contras
- não é das mais baratas de se adquirir;
- não trabalha com nomes relevantes como Sodexo e Alelo.
SafraPay
A solução de pagamentos do Banco Safra, o SafraPay oferece uma série de modelos de maquininhas, não cobra aluguel e também um plano de aquisição da máquina que fica condicionada a um certo faturamento mínimo.
Em relação aos tipos de vale-refeição aceitos o SafraPay trabalha com os principais: Alelo, Ticket, VR e Sodexo.
Prós
- a máquina pode sair de graça;
- boa nota no Reclame Aqui;
- aceita as principais marcas de vale-refeição;
- variedade dos tipos de máquina.
Contras
- menor variedade de bandeiras no geral;
- um pouco de burocracia para contratação.
SuperGet
Marca de soluções de pagamentos pertencentes ao Santander, a SuperGet tem a chancela de confiança por conta da credibilidade do banco. A empresa atualmente só trabalha com aluguel da maquininha, no entanto, existe a possibilidade de isenção de taxa mediante um certo faturamento.
As maquininhas SurGet tem uma boa quantidade de opções de bandeira e trabalha com as principais marcas quando o assunto é vale-alimentação, ela aceita as seguintes marcas: Ben; Alelo; Sodexo; Ticket e VR.
Prós
- ótima nota no Reclame Aqui;
- aceita mais de 30 bandeiras regionais;
- aceita as principais bandeiras de vale-alimentação;
- possui taxas atrativas.
Contras
- não é possível adquirir alguns equipamentos;
- valor alto de faturamento para zerar a taxa.
PagSeguro
Uma das principais marcas de solução de pagamento para microempreendedores e autônomos, o PagSeguro oferece uma série de opções que vão desde as “minizinhas” até as opções mais completas.
No que se refere a vale-alimentação, o PagSeguro aceita as principais marcas do ramo: Sodexo; VR; Ben; Alelo e Ticket. Além disso, a marca também trabalha com opções mais regionais como Banrisul e Cabal.
Veja também: Como ativar a conta digital da PagSeguro? [TUTORIAL]
Prós
- taxas bem atrativas;
- boa variedade de maquininhas;
- ótima nota no Reclame Aqui;
- aceita a maioria dos vale-alimentação.
Contras
- é necessário ter uma conta no PagBank para receber.
Como contratar uma maquininha que aceita cartão alimentação para a minha empresa?
Gostou de alguma dessas opções de maquininha que aceita cartão alimentação? Se a resposta for sim, talvez você esteja inclinado a contratar uma delas após fazer a análise de todas, certo?
Antes de mais nada vale ressaltar que cada empresa pode ter suas diferenças no momento da contratação, no entanto, o senso comum serão os caminhos que citamos a seguir. Dito isso, existem três formas: contratação direta, portabilidade de máquina ou ativação da função de ticket alimentação.
Contratação de máquina de cartão
A forma mais tradicional é solicitar um maquininha (como as opções acima) que aceitam as principais bandeiras de vale-alimentação. Para isso você deve entrar no site da empresa e fazer a sua solicitação.
Neste caso as empresas podem ter mais ou menos burocracia dependendo da marca, vale ressaltar ainda que muitas podem pedir para que você abra uma conta em um banco específico para receber os pagamentos.
Por fim, outro detalhe relevante é que você deve escolher uma máquina que seja compatível com o faturamento da sua empresa. É comum que muitas pessoas na pressa de ter uma maquininha acabam fazendo escolhas erradas.
Portabilidade de máquina de cartão
Outro caminho é fazer a portabilidade de máquina de cartão que, nada mais é que passar a titularidade de uma maquininha de um CNPJ para outro. Isso agiliza bastante a questão burocrática, na prática, você adquire uma máquina usada.
Saiba mais: Como fazer portabilidade de máquina de cartão? Passo a passo.
Ativação da função de ticket na sua máquina ou fazer upgrade
Por fim, muitas pessoas têm uma máquina de cartão que já aceita a função de vale-alimentação, mas que pode não estar ativada, neste caso é necessário entrar em contato com a operadora da máquina.
Outro caso é quando sua máquina não trabalha com as bandeiras de ticket alimentação, mas pode existir a possibilidade de um upgrade no mesmo contrato para que você passe a receber esse tipo de pagamento.
E aí, já sabe qual maquininha que aceita cartão alimentação? Já sabe qual a melhor para o seu negócio? Aproveite e conheça nossos artigos sobre portabilidade de cartão de crédito, como fazer portabilidade de máquina de cartão e como funciona a fatura do cartão na prática.
Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia.
Aqui você pode pesquisar e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.