Manter as contas em dia é algo que todos buscam, mas nem sempre é possível e às vezes a culpa não é só sua. Muitos bancos possuem taxas de juros abusivas que complicam a vida dos clientes, por isso, neste artigo vamos te mostrar o que é portabilidade de dívida e como fazer.
Afinal, o que é portabilidade de dívida?
A portabilidade crédito acontece quando um cliente quer mudar uma dívida que ele considera cara no seu atual banco ou instituição financeira, por uma nova dívida, mas agora em outro lugar com taxas e condições mais interessantes e possíveis de pagar.
Esse tipo de procedimento é regulado por lei, desde 2006 a resolução 3.401 do Banco Central do Brasil que tornou o procedimento gratuito e um direito de qualquer consumidor. Essa mesma lei também permite a portabilidade de salário.
Desta forma, tanto funcionários públicos quanto pessoas que trabalham na iniciativa privada, podem escolher qualquer banco reconhecido pelo Banco Central como opção para receber seu salário, mesmo que a empresa tenha um contrato com outro banco.
Veja mais: Saiba tudo sobre o que é portabilidade de crédito, como funciona e como fazer
Como fazer a portabilidade de uma dívida? Passo a passo
A portabilidade é uma negociação entre três partes: o banco que cedeu o crédito, a pessoa que deve a esse banco e um segundo banco disposto a assumir essa dívida e apresentar taxas de juros, prazos e valor de parcela mais vantajosos a esse cliente.
Para realizar essa operação você deve primeiro entrar em contato com o banco que te cedeu crédito e solicitar o extrato da sua dívida. Este documento contém toda a descrição e situação daquele crédito. Além disso, o documento tem:
- número do contrato;
- saldo devedor atualizado;
- demonstrativo da evolução do saldo devedor;
- valor da parcela;
- valor das parcelas intermediárias (se for o caso);
- taxa de juros anual (efetiva e nominal);
- tipo de crédito;
- prazo total do contrato e prazo restante para o fim do mesmo.
Com esse documento e esses dados em mãos, é possível ir atrás de uma instituição ou banco com taxas de juros, prazos e condições melhores no mercado, apresentar a situação e pedir uma proposta.
Ver mais: Portabilidade de dívida entre bancos: o que é, como funciona e quais bancos dão essa opção?
Vantagens e desvantagens da portabilidade de dívida
Agora que você já sabe o que é portabilidade de dívida e como fazê-la, talvez esteja inclinado a fazê-la, no entanto, é preciso avaliar cada caso para não acabar fazendo uma troca para pior.
Prós
- Taxas de juros menores: Uma das principais razões de se pedir a portabilidade é justamente para procurar ofertas com juros mais vantajosos que os atuais. Uma vez feita a portabilidade com reajuste de taxas você terá um custo efetivo bem menor;
- Melhores prazos: Outra vantagem é de conseguir transformar uma dívida cara e com pouco tempo em uma dívida mais barata que possa ser renegociada em outros termos, conseguindo assim um prazo mais possível de cumprir;
- Valor menor de parcela: Por fim, outro ponto vantajoso quando se aprende a como fazer a portabilidade de dívidas é poder reduzir o valor das parcelas. Muitas vezes fechamos um acordo em um momento, mas posteriormente o valor por acabar sufocando nosso orçamento, a portabilidade auxilia na renegociação do valor da parcela.
Ver mais: Portabilidade de salário com dívida atrelada: como funciona?
Contras
- Dívida mais longa: Se por um lado renegociar a dívida irá te dar mais tempo para pagar um empréstimo ou financiamento, em contrapartida, você estará prolongando o tempo em que está endividado, o que pode ser um risco em caso de novos imprevistos futuros;
- Burocracia e custos adicionais: Por fim, outros pontos preocupantes irão atingir alguns tipos de dívidas específicas. A portabilidade imobiliária, por exemplo, terá todo um custo e burocracia com cartório e reavaliação do imóvel, já no caso de empréstimos consignados ficará mais complicado mudar uma dívida por conta do desconto em folha.
Ver também: Portabilidade de dívida de cartão de crédito: o que é? Como funciona? Onde fazer e prós e contras?
Todo banco oferece essa modalidade? O que muda de um para o outro?
Por lei, todo banco é obrigado a oferecer a possibilidade do cliente de fazer a portabilidade de uma instituição para outra, no entanto, eles não são obrigados a aceitarem dívidas de outros bancos.
Na prática, se você tem uma dívida com o banco A e quer mudar para o banco B, o primeiro é obrigado a deixar que você faça essa migração, mas o segundo não é obrigado a aceitar, tudo deve ser acordado entre as partes.
O que muda, na prática, entre um banco e outros são as exigências como garantias, que podem ou não ser solicitadas e claro, as taxas de juros e condições de pagamento, a qual são os principais motivadores para a realização da portabilidade.
Ver também: Como fazer portabilidade nos Bancos Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Santander e Sicoob
E aí, já sabe o que é portabilidade de dívida? Aproveite e conheça nosso artigo sobre como funciona a portabilidade de salário com dívida atrelada e conheça mais sobre este assunto.
Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia.
Aqui você pode pesquisar e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.