Os cartões de crédito são uma das formas de pagamento mais populares do mundo, só no Brasil cerca de 52 milhões de brasileiros usam pelo menos um cartão como forma de pagamento, segundo o SPC Brasil. Veja o que precisa para fazer um cartão de crédito hoje.
O que precisa para fazer um cartão de crédito? Passo a passo
Com o crescimento de bancos e fintechs 100% digitais, hoje em dia ficou bem mais fácil solicitar um cartão de crédito sem sair de casa. Isso fez com que vários bancos e instituições financeiras tradicionais tornassem seus serviços digitais.
Por conta disso, hoje quase todos os bancos, fintechs, instituições financeiras e cooperativas disponibilizam uma forma de solicitar um cartão virtualmente, acessando geralmente o site ou baixando o app.
O primeiro passo está aí, procurar na internet as instituições onde você quer ter um cartão. Vale ressaltar que muitas delas vão ter como exigência que você abra uma conta, que no geral é gratuita, e só depois fazer uma análise de crédito e liberar ou não um cartão para você.
Veja o que você precisa para fazer um cartão de crédito e quais os pontos principais você deve usar para comparar as opções que você escolher.
Documentos necessários
Independente da empresa que você escolher, ela irá te pedir alguns documentos para fazer seu cadastro, confirmar sua identidade, ter o endereço de cobrança e saber sua renda para estipular o seu limite caso seu crédito seja aprovado.
No geral você terá de tirar fotos segurando os documentos, não é possível mandar fotos de arquivo para diminuir as chances de fraude. Os bancos no geral vão te pedir:
- CPF;
- RG;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda.
Caso você não trabalhe com carteira assinada, portanto não tenha contracheque para comprovar renda, é possível em alguns casos utilizar o histórico bancário de outros bancos, mas isso dependerá de um banco para o outro, confira sempre o regulamento primeiro.
Taxas e tarifas
A maioria dos bancos 100% digitais da atualidade não cobram anuidade, no entanto cobram taxa para saque, por exemplo. Algumas opções terão juros e multa por atraso maiores que outras, por isso, sempre compare todas as tarifas para encontrar a melhor para você.
Cartão online
Hoje em dia existem diversos apps onde apenas o número do cartão é necessário para fazer compras, iFood, Uber e Spotify, por exemplo, nada disso precisa que seu cartão seja físico.
Para compras do dia a dia, existe uma série de carteiras digitais como Ame ou Picpay que também só precisam do número do cartão para fazer pagamentos por meio de QR code, por isso, muitos optam pelo cartão virtual.
Diferenciais
Cada empresa visa puxar alguns diferenciais para se destacar da concorrência, mas avaliará qual o seu perfil de consumo para escolher, qual benefício vale mais a pena para você.
Alguns cartões têm programas de pontos como Nubank Rewards, outras opções de cashback como o Inter, alguns oferecem descontos especiais como meia entrada no cinema e outros diferenciais. Pesquise todos eles e compare antes de solicitar um cartão.
Por que meu cartão de crédito não foi aprovado?
Agora você já sabe o que precisa para fazer um cartão de crédito, comparou tudo, escolheu a melhor opção para o seu perfil de consumo, separou a documentação, fez a solicitação, mas acabou não tendo o seu pedido aprovado.
Sabemos que isso pode ser um tanto frustrante, mas existem algumas razões para isso e a maioria está ligada ao seu score, que nada mais é que uma ficha do seu histórico financeiro.
Por isso, antes de mais nada, acesse o site do SERASA, crie uma conta caso ainda não tenha e consulte se existe alguma dívida em aberto negativando o seu CPF. Caso tenha, vá até a fonte e renegocie a dívida, pois com ela aí você não conseguirá um cartão de crédito!
Caso não tenha nenhuma restrição no seu CPF confira a pontuação do seu score, ela é fundamental para aprovação ou não das suas solicitações de crédito.
Veja também: Como o Serasa Score afeta meu crédito?
Como funciona o score?
O score é uma pontuação de 0 a 1000 que mostra ao banco ou instituição financeira qual o nível de credibilidade você tem com os pagamentos, ou seja, qual a probabilidade de você ser inadimplente de acordo com seu histórico financeiro.
Ou seja, se você tem o hábito de pagar contas atrasadas, ficou por algum tempo com restrição no CPF ou está solicitando cartões pela primeira vez, sua pontuação será mais baixa.
Nos primeiros dois casos por conta dos atrasos e da dívida que ficou em aberto por um tempo e no último por falta de movimentação no seu CPF. A pontuação do score possui três estágios:
- menor que 300 pontos: alto risco de inadimplência;
- entre 300 e 700 pontos: médio risco de inadimplência;
- mais de 700 pontos: baixo risco de inadimplência.
Como aumentar meu score?
Como você percebeu, quanto maior o seu score, maiores serão as chances de ter o seu pedido de crédito aprovado e o mesmo vale para a pontuação baixa. Por isso, o que precisa para fazer um cartão de crédito é aumentar essa pontuação.
Para fazer isso, além de renegociar dívidas que estejam em aberto no seu CPF, um bom começo é sempre pagar as contas no prazo e, se possível, antecipá-las. Outra dica é sempre pedir para colocar o CPF na nota e pagar sempre no cartão, mesmo que de débito.
Caso você tenha um score mediano, alguns bancos e empresas tem alguns cartões para você, veja nosso artigo sobre os melhores cartões para score baixo para ver como conseguir e quais as opções do mercado.
E aí, entendeu o que precisa para fazer um cartão de crédito? Veja também nosso artigo sobre como escolher seu primeiro cartão de crédito. Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia.
Aqui você pode pesquisar e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.