As formas de movimentar dinheiro, realizar pagamentos e receber valores vem mudando muito nos últimos anos. Por isso, neste post iremos mostrar o que são serviços financeiros, qual a sua importância e quais os tipos mais usados atualmente.

O que são serviços financeiros afinal?

Na prática, os serviços financeiros são processos criados para otimizar a gestão de um negócio que tornam algumas ações mais fáceis, automatizadas e com controle em tempo real. 

Para entender o que são serviços financeiros é preciso entender que algumas ações não são apenas para viabilizar processos de pagamentos, mas também tem outras funções. 

Dito isso, podemos considerar que os tipos de serviços vão ajudar muito em ações como:

  • Recebimento de pagamentos;
  • Emissão de boletos;
  • Movimentação de dinheiro de maneira geral;
  • Pagamentos de contas;
  • Transferências entre contas;
  • Emissão de folha de pagamento.

Perceba que, além de possibilitar uma série de tipos de pagamentos, essas ações também fazem com que a empresa seja mais organizada e competitiva de maneira geral.

Ver também: Tipos de serviços financeiros: O que são, quais os mais usados e qual a sua importância?

Qual a importância dos serviços financeiros?

Para o cliente, possuir uma maior oferta de serviços financeiros torna muito mais cômoda a situação na hora de comprar, uma vez que ele possui mais opções para realizar o pagamento da maneira que lhe for mais conveniente.

Já para as empresas, além de aumentar o faturamento, é uma forma de se aproximar mais do seu cliente, prestar melhor atendimento e proporcionando uma jornada de compra muito mais agradável de maneira geral.

A empresa também sai na frente quando oferece serviços financeiros que outros concorrentes não possuem. Isso coloca o seu negócio como referência e dá margem para que você atinja públicos que antes não seriam viáveis. 

Quais os tipos de serviços financeiros mais usados?

Agora que você já sabe o que são serviços financeiros e qual a sua importância, vamos elencar quais os tipos mais comuns oferecidos pelas empresas e usados pelos consumidores e como cada um deles funciona.

Pagamentos digitais

Quando se pensa no que são serviços financeiros, é comum que se pense em pagamentos digitais, não é verdade? Trata-se de um dos meios mais utilizados pelos consumidores, logo é um caminho natural que empresas se adequem para receber desta forma.

Isso faz com que consumidores que queiram realizar seus pagamentos por meio de QR Code, pagamento via carteira digital, PIX e outras transações feitas pelo smartphone sejam viabilizadas.

Pagamentos presenciais

Um dos serviços mais conhecidos e usados no mercado, os pagamentos presenciais se dão, geralmente, através do pagamento feito em crédito e débito através de maquininhas de cartão.

Além de gerar mais segurança em muitos clientes, esse tipo de serviço financeiro tem algumas particularidades que dão mais opções para os consumidores como o pagamento por aproximação, parcelamento de compra e compra via ticket de alimentação.

Ver também: Comparativo de taxas de maquininhas de cartão: Como encontrar a melhor para sua empresa

Boleto bancário

Mesmo com muitas bandeiras de cartão e opções de pagamento digital, os boletos seguem sendo um meio de pagamento ainda muito utilizado pelos consumidores. A principal explicação está em dois pontos:

  • Algumas pessoas não possuem ou não gostam de usar cartão;
  • Alguns consumidores têm receio de informar dados de cartão em qualquer ecommerce.

A grande vantagem para as empresas é que as taxas cobradas em cima de boletos é muito menor que as cobradas em compras no débito e no crédito. Neste caso, fica até mais viável oferecer descontos atrativos por este meio de pagamento.

Saiba mais: Quais os principais apps para pagar boleto com cartão de crédito?

Pagamentos recorrentes

Uma das formas mais comuns atualmente, os pagamentos recorrentes são aqueles que são creditados no limite do seu cartão de crédito todo mês e estão relacionados a serviços ou produtos oferecidos de maneira contínua.

Os mais comuns atualmente são os serviços de streaming como Netflix, Prime Vídeo, HBO Max e etc que tem cobrança recorrente mensal. 

No entanto, existem outras modalidades como pagamento de hospedagem de site ou de softwares acionados de maneira nativa, por exemplo, que podem ter recorrência trimestral, semestral e até anual.

Esse tipo de serviço serviços financeiros tem como intuito conseguir a fidelização do cliente, além de ser uma maneira mais cômoda do consumidor ter acesso a um serviço que usa com frequência sem precisar se preocupar em lembrar de pagar um por um.

Conciliação

Talvez um dos serviços menos conhecidos dessa lista, a conciliação nada mais é que uma conferência de todas as movimentações bancárias realizadas por uma empresa. O intuito é gerar um controle maior na gestão de um negócio.

A ideia é realizar um controle para ter certeza de que as entradas e saídas realizadas pela sua conta, são as mesmas que constam no seu extrato bancário. Apesar de ser um serviço possível para pessoas físicas, a conciliação é mais comum para empresas.

Split de pagamentos

Outro serviço muito útil para empresas, o split de pagamentos é uma forma de organizar as vendas feitas em negócios com mais de um canal de vendas como loja virtual, marketplace, vendedores externos e etc.

Em resumo, o split é uma solução que serve para automatizar a partilha dos valores recebidos entre todos os agentes envolvidos em uma transação. Desta forma, além de auxiliar no controle das vendas, também facilita o pagamento de comissões.

E aí, entendeu o que são serviços financeiros? Aproveite e conheça nossos artigos sobre como desbloquear um cartão de crédito, como usar um cartão de crédito virtual e como cancelar o cartão de crédito.

Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia. 

Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.

Comentar

Salvar