Ícone do site Minha Economia: Compare cartões e soluções financeiras

Passo a passo de como conseguir portabilidade de crédito imobiliário para o Itaú

Portabilidade_crédito_imobiliário_itau

Considerado o maior banco brasileiro da atualidade, o Itaú possui milhões de clientes e uma das suas principais linhas de crédito é o imobiliário. Por conta disso, muita gente tem vontade, mas não sabe como fazer a Portabilidade de crédito imobiliário para o Itaú. Se essa é a sua dúvida, veja nosso artigo até o final para saber como fazer.

O que é portabilidade de crédito imobiliário e como funciona?

Antes de irmos para o passo a passo de como fazer a Portabilidade de crédito imobiliário para o Itaú, precisamos esclarecer como funciona esse procedimento. Apesar de ter algumas diferenças da portabilidade de crédito tradicional, essa modalidade também é um direito.

Ele foi regulamentado na mesma resolução 3.401 do Banco Central do Brasil, publicada em 6 de setembro de 2006 que tornou a portabilidade de crédito e de salário um procedimento legal e um direito do consumidor.

Toda a portabilidade gira em torno de dar ao cliente a opção de mudar de banco ou instituição financeira, caso entenda que sua dívida pode ter melhores taxas, custo mais baixo e melhores prazos em outra empresa.

Em contrapartida, essa medida faz com que os próprios bancos se mobilizem para trazer melhores opções de olho nestes clientes que podem migrar de um banco para o outro. Ou seja, no final também estimula a competição entre os bancos.

No entanto, como sabemos, os créditos e financiamentos de imóveis são contratos bem mais longos do que um empréstimo pessoal, por exemplo. Um crédito imobiliário dura anos e às vezes até décadas, logo as regras são um pouco diferentes.

Não faria sentido manter a mesma lógica dos créditos comuns por conta desse compromisso maior e do valor investido em um ativo como imóvel. Então se você planeja pedir a portabilidade de crédito imobiliário para o Itaú, precisará se programar.

Custos adicionais

Se na portabilidade de crédito tradicional não existem custos diretos para crédito imobiliário a situação é diferente. Esse crédito tem suas particularidades então prepara-se para arcar com:

Existem outras tarifas que podem ser cobradas, se estiverem previstas em contrato e estejam em certos prazos que compreendem financiamentos feitos antes da lei, durante o período de carência ou depois deste período.

Para saber mais sobre estes custos específicos que podem aparecer nessa troca, veja o vídeo abaixo:

Veja também: Portabilidade de salário com dívida atrelada: como funciona?

Portabilidade de crédito imobiliário para o Itaú: O que é preciso para conseguir?

Agora que você já sabe o que é portabilidade de crédito, como ela funciona e como se aplica em caso de financiamento imobiliário, traremos aqui um passo a passo para você saber como solicitar a portabilidade de crédito imobiliário para o Itaú.

No Itaú a primeira coisa que você irá precisar é o DDC — Documento Descritivo de Crédito, você deve solicitar a emissão deste documento junto ao banco onde atualmente está o seu financiamento imobiliário, eles têm até um dia útil para liberar para você.

Este documento é essencial para dar prosseguimento no processo de portabilidade, isso porque ele é um verdadeiro “dossiê” da sua dívida e possui algumas informações essenciais para que o Itaú aceite seu pedido, veja quais são estas informações:

Com esse documento em mãos basta entrar em contato com um agente autorizado do Itaú por algum dos canais de atendimento ou ir direto à agência e fazer a solicitação. No entanto, vale ressaltar que o valor do imóvel precisa estar entre R$ 40 mil e R$ 3 milhões de reais, sendo que o financiamento atual não pode passar de 60% do valor total.

Além disso, será necessário que você tenha uma conta no banco para solicitar a portabilidade crédito imobiliário no Itaú. Após realizar a solicitação, o banco terá até 4 dias úteis para te responder e enviar uma proposta.

Caso aceite a proposta, o banco dará início ao processo e entrará em contato com o seu banco atual para zerar a dívida, você tem até o 5º dia útil para desistir da proposta. 

Vale lembrar que neste meio tempo o banco irá te cobrar taxas referentes a transferência de titularidade do financiamento no cartório, além de uma taxa para reavaliar o imóvel. O Itaú ainda faz portabilidade de alguns outros tipos de crédito como:

Saiba mais: Portabilidade de dívida entre bancos: o que é, como funciona e quais bancos dão essa opção?

E aí, entendeu como fazer portabilidade de crédito imobiliário no Itaú? Aproveite e veja também nossos artigos sobre como fazer portabilidade na Caixa, Banco do Brasil, Bradesco e Santander.

Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia. 

Aqui você pode pesquisar e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.

Sair da versão mobile