Ícone do site Minha Economia: Compare cartões e soluções financeiras

Não sabe como conseguir a portabilidade de crédito no Santander? Veja como aqui!

Portabilidade_crédito_imobiliário_itau_(1)

Com forte colocação na América Latina, o Santander tem crescido ao anexar bancos menores, só no Brasil algumas marcas como Banespa e Banco Bonsucesso são alguns exemplos. Com cada vez mais abrangência no mercado brasileiro muita gente quer fazer a portabilidade de crédito no Santander, mas não sabe como. Veja nosso artigo e descubra!

O que é portabilidade de crédito e como funciona na prática?

A portabilidade de crédito é um procedimento que permite que um cliente troque uma dívida ativa em um banco, cooperativa ou instituição financeira para outra. Basicamente você estará adquirindo uma nova dívida para pagar uma antiga.

Antes de mais nada, você precisa entrar em contato com o banco que te cedeu crédito e solicitar o extrato da sua dívida. Este documento contém toda a descrição e situação daquele crédito. Além disso o documento tem:

Todo esse processo é um direito do consumidor garantido por lei. Desde 2006 quando foi publicada a resolução 3.401 do Banco Central do Brasil que regulamentou esse procedimento bem como também a portabilidade de salário.

Veja também: Portabilidade de salário com dívida atrelada: como funciona?

Quem pode solicitar a portabilidade de crédito no Santander?

Independente do banco, qualquer consumidor tem direito de solicitar a portabilidade da sua dívida de um banco ou instituição para outra. Essa norma foi criada para proteger o cliente de juros abusivos e estimular a competição entre os bancos, que passam a oferecer melhores taxas e condições.

As exceções são para os casos de empréstimo imobiliário ou contrato de leasing, que é quando uma pessoa física ou jurídica, na intenção de utilizar um equipamento ou imóvel consegue que um banco ou instituição financeira custeie o mesmo e alugue para um interessado.

Nestes casos existem alguns prazos mínimos a serem respeitados, por isso, vamos deixar um vídeo a seguir para que você entenda melhor o cenário se esse for o seu caso:

Portabilidade de crédito no Santander: Passo a passo

Agora que você já sabe o que é portabilidade e como ela funciona na prática, vamos ao que interessa aqui: como fazer a portabilidade de crédito no Santander? Confira este passo a passo para saber como conseguir.

O Santander trabalha basicamente com 3 tipos de créditos passíveis de se fazer a portabilidade, são eles:

Crédito Consignado

Uma das formas de portabilidade de crédito no Santander é através da migração de um crédito consignado, que é um empréstimo atrelado a um desconto em folha, geralmente oferecido a aposentados, pensionistas e servidores públicos.

A portabilidade do Santander permite que o contrato seja refeito e a parcela seja reduzida, além disso o banco trabalha com um sistema de “troco” que diminui mais a sua dívida no caso de um refinanciamento, veja o exemplo no vídeo abaixo:

Para solicitar a portabilidade de crédito para o Santander basta seguir os passos: 

  1. Entre em contato com um correspondente autorizado do banco por algum de atendimento ou diretamente em uma agência;
  2. Tenha em mãos seus últimos 3 contracheques que comprovem o desconto do empréstimo todo mês;
  3. Leve seu documento de identidade com foto e comprovante de residência (caso não seja correntista do Santander) e faça a solicitação;
  4. O próprio atendente irá simular uma proposta na mesma hora para você.

Crédito Imobiliário

O crédito imobiliário tem alguns pontos diferentes, isso porque ao fazer isso você terá alguns custos de cartório ao pedir para trocar o banco que está financiando a construção da sua casa, além de despesas para reavaliar o imóvel.

Para solicitar a portabilidade de crédito imobiliário no Santander basta seguir estes passos:

  1. Vá até o simulador de financiamento do Santander e preencha todos os dados do formulário;
  2. O banco irá realizar uma análise de crédito, caso seja aprovado você deverá enviar fotos dos documentos solicitados;
  3. Você deve enviar também o extrato de portabilidade que deve ser solicitado junto ao banco que detém seu financiamento atualmente;
  4. Enquanto os documentos são analisados, o banco irá agendar a visita de um especialista para avaliar o seu imóvel;
  5. Após este processo você deverá entregar o novo contrato registrado em cartório e a matrícula atualizada ao Santander e pronto, seu financiamento irá migrar para o Banco.

Previdência privada

Por fim, outra forma de portabilidade de crédito no Santander é migrar sua previdência privada. Para isso, a primeira coisa que você deve fazer é se tornar um correntista do banco.

Depois de criar sua conta corrente você deve ir até o site e clicar em fazer portabilidade e preencher todos os dados do formulário. Lembre-se de consultar o seu saldo atual na previdência privada para informar no formulário com precisão.

Após preencher todo o formulário e clicar em enviar, o banco entrará em contato com você por e-mail ou telefone com uma proposta de portabilidade de crédito e te informará quais os próximos passos.

Saiba mais: Portabilidade de dívida entre bancos: o que é, como funciona e quais bancos dão essa opção?

E aí, entendeu como fazer portabilidade de crédito crédito no Santander? Aproveite e veja também nossos artigos sobre como fazer portabilidade na Caixa, Banco do Brasil,  Bradesco e crédito imobiliário no Itaú.

Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia. 

Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.

Sair da versão mobile