O mercado vem evoluindo e cada vez mais os consumidores estão sendo colocados no centro das decisões, isso implica que quem focar em se aproveitar do seu cliente ao invés de mantê-lo feliz, pode ficar para trás. Neste post mostraremos como fazer a portabilidade crédito no Sicoob e como funciona essa prática.

O que é portabilidade de crédito?

A portabilidade é uma medida que foi instituída visando estimular a concorrência entre os bancos e instituições financeiras. A partir do momento que o cliente não é obrigado a ficar preso a um banco, os mesmos passam a se mexer para oferecer melhores condições e taxas de juros.

A portabilidade de dívida entre bancos é uma saída criada para que o consumidor tenha mais autonomia e não fique refém dos bancos. É uma boa saída para quem contraiu uma dívida que se tornou muito cara, veja exemplo:

Você contratou um empréstimo pessoal no banco A, no entanto depois de alguns meses os juros ficaram pesados e você ficou devendo, mas o banco B te oferece tarifas menores, nesse caso vale a pena a portabilidade.

Muitas pessoas passaram a optar pela portabilidade por conta do mau atendimento de alguns bancos, um exemplo disso é que das 10 empresas com mais reclamações em 2020, duas eram bancos na décima e terceira posição.

Saiba mais: Portabilidade de dívida entre bancos: o que é, como funciona e quais bancos dão essa opção?

Quais as vantagens de se fazer a portabilidade de crédito?

Se você entendeu de fato o que é a portabilidade já deve estar imaginando quais os benefícios é possível ter com essa operação, mas antes de falar propriamente de como fazer a portabilidade de crédito no Sicoob, vamos ver as vantagens que você pode ter.

Deixar de pagar juros abusivos

Uma das principais vantagens diretas que a portabilidade crédito proporcionou foi a autonomia que o consumidor passou a ter frente a bancos e financeiras que praticam juros abusivos.

Muitas vezes os clientes optavam por linhas de crédito com taxas de juros elevadas por ter pressa na liberação do dinheiro ou por desconhecimento do mercado e depois tinham que arcar com isso até o final do contrato.

Com a portabilidade, o cliente pode estudar outras opções no mercado e comparar com o seu contrato atual para saber se está compensando. Em contrapartida, os bancos diminuem a cobrança de juros altos sabendo que o cliente tem esse artifício.

Diminuir o valor alto de parcela

Em alguns casos o valor de uma parcela pode se tornar inviável depois de algum tempo por algum motivo. Um exemplo, vamos supor que você contraiu um empréstimo para expandir seu negócio que ia bem e preferiu um contrato menor com parcelas mais altas.

No meio do caminho veio uma crise econômica que desvalorizou o seu produto e você precisou baixar sua margem de lucro e essa parcela passou a onerar muito dos orçamento que agora se tornou mais enxuto.

Com a portabilidade você pode “recomeçar” essa dívida em outro banco e refazer o acordo, colocando a parcela mais baixa ao estender por mais tempo o contrato. 

Reduzir a dívida acumulada

Por fim, a razão maior de se cogitar a portabilidade crédito no Sicoob ou em qualquer banco ou financeira é a de reduzir o valor que está carregado de juros. Basicamente é trocar uma dívida cara por uma mais em conta e possível de ser honrada.

Nesse sentido a portabilidade se torna benéfica tanto para consumidor quanto para empresa, o cliente consegue não se atolar em dívidas e nem ter restrições em seu nome e o banco recebe o valor que, nas condições anteriores não resultaria em nada.

Como fazer a portabilidade de crédito no Sicoob?

Agora que você já entendeu o que é a portabilidade de crédito e quais as vantagens deste mecanismo, vamos ver na prática como é possível realizar a portabilidade de crédito no Sicoob.

Antes de mais nada vale ressaltar que existem dois tipos de portabilidade possíveis dentro do banco, a de crédito propriamente dito e a de salário. 

Em ambas as situações é necessário que você seja cooperado do Sicoob e tenha uma conta ativa, mas vamos focar na portabilidade de crédito que é o que nos interessa aqui.

Para o caso da portabilidade de crédito no Sicoob existem as seguintes opções que são aceitas pelo banco:

  • Empréstimo consignado;
  • Crédito pessoal;
  • Microcrédito;
  • Crédito imobiliário;
  • Financiamento.

Como o Sicoob é uma cooperativa, existem algumas diferenças nos serviços, por isso, no site oficial do banco a recomendação é de que você solicite o extrato atualizado da sua dívida junto ao banco ou financeira que detém seu crédito atualmente. 

Este documento terá as seguintes informações:

  • Nº de contrato;
  • Saldo devedor atualizado;
  • Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
  • Modalidade;
  • Taxa de juros;
  • Prazo total e remanescente;
  • Sistema de pagamento;
  • Valor de cada prestação;
  • Data do último vencimento da operação.

Com esses dados você deve se dirigir até a cooperativa da qual você está vinculado, a mesma irá fazer uma análise de crédito e te retornar com uma proposta casos você seja aprovado.

E aí, entendeu como fazer portabilidade de crédito no Sicoob? Aproveite e veja também nossos artigos sobre como fazer portabilidade na Caixa, Banco do Brasil, Bradesco e Santander.

Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia. 

Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.

Comentar

Salvar