Ocupando atualmente o 4º lugar entre os maiores bancos privados do Brasil, o Safra vem crescendo entre alguns públicos e, por isso, muita gente tem vontade de fazer a portabilidade de dívida no Banco Safra e não sabe como, vamos ver neste post.

Afinal, o que é portabilidade de dívida?

Antes de vermos como fazer a portabilidade de dívida para o Banco Safra, primeiro vamos às definições. O que chamamos de portabilidade de crédito trata-se de um procedimento que permite que um cliente troque uma dívida ativa em um banco, cooperativa ou instituição financeira para outra.

Em resumo, você estará adquirindo uma nova dívida para pagar uma antiga. Você precisa entrar em contato com o banco que te cedeu crédito e solicitar o extrato da sua dívida. Este documento contém toda a descrição e situação daquele crédito com dados importantes como:

  • número do contrato;
  • saldo devedor atualizado;
  • demonstrativo da evolução do saldo devedor;
  • valor da parcela;
  • valor das parcelas intermediárias (se for o caso);
  • taxa de juros anual (efetiva e nominal);
  • tipo de crédito;
  • prazo total do contrato e prazo restante para o fim do mesmo.

Com esse documento em mãos, fica possível ir até o novo banco e pedir uma proposta de portabilidade.

Vale ressaltar que esse procedimento é um direito do consumidor garantido por lei. Desde 2006 quando foi publicada a resolução 3.401 do Banco Central do Brasil que regulamentou a portabilidade de dívida e salário.

Veja também: Portabilidade de salário com dívida atrelada: como funciona?

Quando vale a pena fazer a portabilidade de uma dívida?

Agora que você já sabe o que é e como ela funciona, talvez esteja interessado, mas quando de fato vale a pena fazer a portabilidade de dívida para o Banco Safra ou para qualquer outra instituição financeira? Veja alguns cenários favoráveis.

Conseguir um valor menor de parcela

Adequar o valor da parcela para sua realidade é uma das primeiras razões de quem busca trocar uma dívida cara por uma mais viável. 

Às vezes quando fazemos empréstimos ou contratamos um financiamento, nos baseamos em uma realidade financeira que depois muda e, com isso, o valor da parcela passa a ser inviável.

Ter um prazo maior para pagar

O prazo é outro ponto, isso porque em alguns momento optamos por um empréstimo de duração maior para pagar menos na parcela, com isso pagamos mais juros, neste caso bastaria um atraso para as dívidas se acumularem e tudo se complicar. A portabilidade permite ajustar os prazos da nova dívida.

Regularizar o seu CPF ou CNPJ

Outra vantagem é a regularização da situação do seu CPF ou CNPJ junto aos órgãos de proteção ao crédito. 

Uma vez que o novo banco quita sua dívida com o antigo, as restrições são retiradas sem pesar no seu orçamento e você volta a começar a recuperar a credibilidade na praça.

Saiba mais: Saiba tudo sobre o que é portabilidade de crédito, como funciona e como fazer

Como fazer a portabilidade de dívida do banco Safra?

O procedimento para tirar a sua dívida do Safra para outros bancos é bem simples, primeiro você entra em contato com o banco pela Central de Atendimento no telefone: 0300 151 1234 ou vai até a sua agência e solicita o extrato da sua dívida.

O banco tem até um dia útil para te fornecer esse documento, com ele em mãos, você vai até uma agência do banco que pretende fazer a portabilidade ou aciona o mesmo via telefone, app ou site (cada banco tem seu jeito) e solicita uma proposta.

E se eu quiser levar minha dívida de outro banco para o Safra?

Se a sua intenção for pedir a portabilidade de dívida para o banco Safra, ou seja, migrar um crédito de um outro banco para o Safra, nesse caso terá duas opções: o CDC (crédito direto ao consumidor) ou contratos do tipo Leasing de PF para PF ou PJ para PJ.

CDC

Neste caso você primeiro terá de entrar em contato com a Central de Atendimento no telefone: 0300 151 1234 e informar que deseja fazer a solicitação de análise de crédito. O atendente irá te informar todos os documentos necessários para fazer esse pedido.

O Safra pede até 5 dias úteis para te dar uma resposta e fazer uma proposta de portabilidade caso seja aceito o seu pedido. A relação de documentos, fichas e carta de solicitação do banco pode ser encontrada no site do Safra.

Leasing

Já o procedimento conhecido como Leasing Financeiro tem algumas particularidades, afinal trata-se de um contrato mais complexo, sendo na verdade uma forma de arrendamento mercantil que mexe com posse de bens registrados em cartório e etc.

Para realizar a solicitação junto ao banco Safra basta seguir os passos:

  1. O novo proponente deve preencher a ficha cadastral (no caso de Pessoa Jurídica é necessário o preenchimento da ficha cadastral PJ, além da ficha de Pessoa Física de todos os sócios);
  2. Com todas as fichas devidamente preenchidas, você deve enviá-las junto com o pedido para o e-mail: mesacredito@safra.com.br;
  3. O processo demora até 5 dias úteis para se ter uma resposta e, caso não receba a mesma por e-mail, você pode consultar o resultado ligando para a central de Atendimento no telefone: 0300 151 1234;
  4. Caso aprovado o próximo passo será a assinar o instrumento contratual que pode ser: Instrumento Particular Mercantil ou Instrumento Particular Avenças;

E caso você esteja se perguntando qual o valor de transferência de dívida para o banco Safra saiba que existe uma tarifa de adesão para quem não tem cadastro ativo no Safra, mas esse valor não consta no site.

E aí, já sabe como fazer a portabilidade de dívida no Banco Safra? Aproveite e conheça nossos artigos sobre como fazer este procedimento em outros bancos como Santander, Bradesco, Sicoob, Inter e Nubak.

Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia. 

Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.

Comentar

Salvar