Se você já fez alguma pesquisa em bancos e instituições para financiar a compra de um imóvel já deve ter se deparado com algumas siglas e termos técnicos que podem ter gerado alguma dúvida. Neste post tentaremos clarear uma delas e tentar responder, a final qual o melhor financiamento imobiliário: TR ou IPCA?

O que são as taxas TR e IPCA?

Quando pensamos em comprar um imóvel as taxas de juros são sempre um ponto primordial, afinal, este tipo de financiamento costuma ser longo e, por isso, o percentual de uma taxa é fundamental no preço final do imóvel.

Antes de saber qual o melhor financiamento imobiliário, se o TR ou IPCA, primeiro é preciso entender o que são essas siglas e onde elas se aplicam. Quando financiamos um imóvel o valor sofre alterações de acordo o parâmetro escolhido como referência: Taxa Referencial (TR) ou Índices de preço ao consumidor amplo (IPCA)

É preciso conhecer as particularidades do seu imóvel, como cada índice é calculado e quais as condições do seu financiamento para definir qual o melhor financiamento imobiliário se baseados no TR ou IPCA, mas não se preocupe, iremos destrinchar tudo neste artigo.

Ver também: O que é o rotativo do cartão de crédito? Saiba todos os riscos e como fugir desta armadilha

Qual o melhor financiamento imobiliário: TR ou IPCA? Entenda cada caso

Apontar qual o melhor financiamento imobiliário: TR ou IPCA irá depender muito do perfil do consumidor. Se você é daqueles mais precavidos, pé no chão, que mantém uma reserva de emergência ou guarda dinheiro pensando em um investimento de forma cautelosa e prefere contratos mais longos, o índice TR será o mais indicado.

Se você tem mais recursos, alguns investimentos já em andamento, uma certa expertise na área, não tem medo de arriscar e prefere quitar o imóvel num período mais curto, optar pela correção do IPCA pode ser uma boa, mesmo em casos de taxa SELIC alta.

Para cada perfil, um caminho a ser seguido, veja como cada um deles deve se comportar:

Perfil conservador

Este tipo de perfil assume poucos riscos, logo, o mais indicado é apostar no índice TR uma vez que esse parâmetro irá evitar maiores oscilações nos investimentos. Através deste caminho, o consumidor consegue ter certeza de quanto vai pagar durante todo o financiamento.

Esse índice é um dos mais indicados para quem quer evitar surpresas, uma vez que suas oscilações são mínimas, no entanto, caso o cliente seja ainda mais cauteloso, vale a pena apostar em um financiamento com taxa fixa.

Perfil moderado

Este perfil permite arriscar um pouco mais, no entanto mantém um pé atrás e prefere investir desde que tenha segurança. Neste caso, vale a pena utilizar o índice de correção da poupança, que apesar de ser mais maleável, possui alguns tetos.

Isso acontece porque a correção é influenciada pela variação da taxa SELIC que, quando alta, pode representar um aumento considerável. No entanto, como ressaltamos é uma taxa com regras, logo se a SELIC ultrapassar 8,5% ao ano, a poupança fica fixa em 6,17% + o índice TR.

Perfil mais liberal

Por fim, para um perfil mais liberal, com mais investimentos ativos e que não tenha medo de arriscar, vale a pena apostar no IPCA. Este perfil possui condições de quitar essa dívida em caso de uma reviravolta muito grande, mas pode se beneficiar das taxas baixas durante este processo.

Veja mais: Passo a passo de como conseguir portabilidade de crédito imobiliário para o Itaú

3 bancos que oferecem financiamento imobiliário com taxa TR ou IPCA

Agora que você já sabe como definir qual o melhor financiamento imobiliário, se TR ou IPCA em cada caso, separamos algumas opções de bancos que oferecem financiamentos usando os dois parâmetros para que você conheça mais e escolha o seu.

Vários bancos oferecem financiamentos imobiliários com ambos os índices como referencial e, claro que os valores financiados, o valor de entrada e o prazo sempre vão afetar a direção sobre qual o melhor financiamento imobiliário, se TR ou IPCA, mas vale a pena conhecer:

  • Financiamento Caixa: No IPCA a Caixa possui taxa mínima de 3,95% ao ano + o IPCA, desde que o imóvel esteja avaliado em até R$1,5 milhão, até 120 meses para pagar e o máximo financiado seja 80% do valor do imóvel;


  • Financiamento Itaú: Outra boa opção no TR, o financiamento do Itaú tem taxas anuais a partir de 9,1% + a TR, mas oferece a opção de financiamento de até 90% do valor total que pode ser de até R$1,5 milhão. Além disso, oferece prazo máximo de 30 anos;


  • Financiamento Inter: Outro com boas taxas no TR, o Inter oferece taxas a partir de 7% ao ano + o índice TR, até 30 anos de prazo de pagamento para imóveis de até R%1,5 milhão e financia até 70% do valor total do imóvel.

Ver também: Como refinanciar um veículo financiado? Tudo que você precisa saber

E aí, já sabe qual melhor financiamento imobiliário? TR ou IPCA? Aproveite e conheça nosso artigo sobre qual a melhor opção para amortizar o financiamento imobiliário e conheça mais sobre este assunto.

Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia. 

Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.

Comentar

Salvar