Muitos brasileiros e brasileiras sofrem para ter uma solicitação de crédito aprovada e muito disso se deve a pontuação que possuem em seu CPF. Por isso nesse post iremos explicar qual seria um score mínimo para um cartão de crédito aprovado na maioria dos bancos.
O que é o score de crédito?
Antes de ver qual o score mínimo para cartão de crédito, é importante pontuar o que é de fato essa pontuação definida pelo Serasa. Trata-se de uma representação numérica que reflete a probabilidade de uma pessoa ou empresa honrar suas obrigações financeiras, como pagamentos de empréstimos, contas de luz, água e telefone, entre outros.
Ele é utilizado por instituições financeiras, empresas e outras instituições para avaliar o risco de conceder crédito a uma pessoa ou empresa.
Quanto maior o score, maior é a probabilidade de que a pessoa ou empresa cumpra suas obrigações financeiras e, portanto, menor é o risco de inadimplência.
O score de crédito do Serasa é calculado com base em informações de pagamentos, inadimplência e outros dados financeiros de uma pessoa ou empresa.
Ver também: Quais as opções de cartão de crédito para score menor que 500?
O que faz a pontuação do seu score subir ou descer?
Há vários fatores que podem afetar a pontuação do score de crédito, tanto positivamente quanto negativamente. Alguns dos fatores mais importantes incluem:
Histórico de pagamentos: Manter um histórico de pagamentos regular e pontual é um fator importante para manter um bom score de crédito. Atrasos ou inadimplências podem diminuir a pontuação;
- Uso de crédito: O quanto do limite de crédito uma pessoa utiliza em relação ao seu limite de crédito também pode afetar o score. Usar muito do limite de crédito pode ser visto como um sinal de má gestão do orçamento e pode levar à diminuição do score, principalmente quando acontecem atrasos nos pagamentos;
- Tempo de crédito: Ter um histórico de crédito longo e estável pode ajudar a aumentar o score, enquanto um histórico curto ou inconsistente pode diminuir a pontuação;
- Tipo de crédito: Diferentes tipos de crédito podem ter um impacto diferente no score. Por exemplo, empréstimos de longo prazo, como empréstimos para a compra de uma casa, geralmente têm um impacto positivo no score, enquanto o uso excessivo de cartões de crédito pode levar à diminuição do score;
- Consultas ao score: Quando várias empresas fazem muitas consultas ao score de crédito em um curto espaço de tempo pode diminuir a pontuação, pois pode ser visto como um sinal de que a pessoa está tentando obter muito crédito rapidamente.
Ver também: Pedir cartão de crédito abaixa o Score? Tudo que você precisa saber
Score mínimo para cartão de crédito?
Uma das dúvidas mais comuns de quem não consegue a aprovação em uma solicitação de um cartão de crédito é se existe um score mínimo para cartão de crédito, ou seja, existe uma pontuação que, menor que aquele número, é impossível?
A resposta é: depende, isso porque as regras para obter um cartão de crédito podem variar entre os diferentes emissores de cartão de crédito.
Alguns podem ser mais rigorosos do que outros e exigir um score de crédito mais alto antes de concederem um cartão.
No geral, é provável que você precise ter um score de crédito razoável para obter um cartão de crédito. Isso geralmente significa um score acima de 500, isso segundo o próprio site do Serasa que diz que uma pontuação entre 500 a 701 aprova, em média, 92 a cada 100 solicitações.
No entanto, é possível que alguns emissores de cartão de crédito concedam um cartão com um score menor do que isso, especialmente se você tiver outros fatores que o tornem um tomador de crédito de baixo risco, como um emprego estável e renda sólida.
É importante lembrar que, quanto maior for o seu score de crédito, mais provável é que você consiga um cartão de crédito com uma taxa de juros mais baixa.
Ver mais: Os melhores cartões de crédito para score baixo: quais as opções do mercado?
Modalidades de cartões para score mais baixo
Uma vez que tenha ficado claro qual seria um score mínimo para cartão de crédito, pode ser que você tenha consultado o seu e constatado que trata-se de uma pontuação baixa, nesse caso você tem opções para recorrer? É claro que sim, veja alguns:
- Cartões de crédito pré-pagos: esses cartões funcionam como um cartão de crédito regular, mas você precisa carregá-los com dinheiro antes de poder usá-los. Como não há risco de inadimplência, esses cartões são mais fáceis de obter para pessoas com um score de crédito mais baixo;
- Cartões de crédito sem análise de crédito: alguns emissores de cartão de crédito oferecem cartões de crédito que não exigem uma análise de crédito para serem aprovados. Isso pode ser uma opção para pessoas com um score de crédito mais baixo que ainda desejam ter um cartão de crédito, o Inter, por exemplo, tem a opção de converter os valores aplicados em seus fundos de investimentos em limite de crédito, independentemente do seu score;
- Cartões de crédito co-assinados: outra opção é obter um cartão de crédito co-assinado com alguém que tenha um score de crédito mais alto. Isso pode ajudar a aumentar as chances de aprovação do cartão.
E aí, entendeu qual o score mínimo para conseguir um cartão de crédito? Aproveite e conheça nossos artigos sobre os melhores cartões de crédito para quem tem score baixo e como funciona o limite do cartão de crédito.
Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia.
Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.