Ícone do site Minha Economia: Compare cartões e soluções financeiras

Tipos de serviços financeiros: O que são, quais os mais usados e qual a sua importância?

Tipos de serviços financeiros

O mercado vem crescendo e com ele os tipos de serviços financeiros disponíveis crescem, se popularizam e depois acabam virando parte do nosso dia-a-dia. Por isso é importante entender quais as suas opções enquanto empreendedor e consumidor, e como cada uma funciona de fato.

O que são serviços financeiros e qual a sua relevância?

Antes de conhecer os tipos de serviços financeiros vamos às definições, o que chamamos deste nome engloba todo e qualquer tipo de processo que tem como objetivo viabilizar e facilitar movimentações financeiras de modo geral.

No caso de empresas, por exemplo, oferecer vários tipos de serviços financeiros costuma ser um importante diferencial competitivo, afinal aprimora a experiência do cliente que possui mais opções de pagamento para fazer uma compra com você.

Segundo dados do SPC Brasil, cerca de 52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito como meio de pagamento. Já os levantamentos feitos pela CNDL e pela Zetta apontaram que os pagamentos via crédito, débito e PIX estão entre as 4 mais usadas pelos brasileiros.

Todos esses dados reforçam a importância de se investir em variedade quando o assunto é vender, além de ser uma comodidade a mais ao seu cliente, também pode ser decisivo para que ele compre com você e não com seu concorrente.

Veja mais: Como sacar dinheiro no cartão de crédito? Passo a passo

Quais os tipos de serviços financeiros mais utilizados?

De tempos em tempos, o mercado se atualiza e traz um novo serviço financeiro e, cada vez mais rápido, ele deixa de ser uma novidade e passa a ser um pré-requisito. A maior parte dessa lista hoje já pode ser considerada obrigatória em alguns casos.

Pagamentos presenciais

Não é uma novidade para ninguém e se trata de uma forma de pagamento exclusiva de compra em loja física, no entanto, por ser algo que exige a digitação de uma senha, esse modelo gera muita segurança ao cliente.

Apesar de existir um custo com a maquininha, esse tipo de meio de pagamento precisa estar disponível na sua loja e vale a pena apostar em uma máquina que aceita várias bandeiras.

Pagamentos digitais

Uma das formas mais comuns para e-commerce, os pagamentos digitais normalmente acontecem através de meios de pagamentos digitais que podem ser da mesma marca de algumas maquininhas como PagSeguro e Mercado Pago, ou outras marcas.

Para as lojas físicas que querem ter esse diferencial competitivo existem alguns caminhos como:

Boleto bancário

Apesar das várias opções de pagamento digital, o bom e velho boleto bancário continua sendo um caminho para muitas pessoas. 

Seja para quem não possui cartão de crédito, mas principalmente porque não gosta de passar esse tipo de dados em qualquer lugar por medo de fraudes e clonagem de cartão. Essa opção pode gerar um custo por boleto emitido ou compensado, por isso, vale a pena pesquisar antes de sair gerando boletos por aí.

Pagamento recorrentes

Mais ligada ao setor de serviços, os pagamentos recorrentes, como o nome diz, são assinaturas de serviços renovados todo o mês ou de produtos no caso de programas de fidelidade como o Wine, por exemplo.

Além de aumentar a sua fidelização, essa opção te garante uma certa receita prevista no seu orçamento. Para garantir o pagamento o ideal é atrelar a compra ao cartão de crédito ou débito automático, embora algumas empresas também oferecem outros caminhos.

Conta digital

Uma realidade para a maioria dos consumidores é realizar pagamentos via conta digital, neste caso você pode oferecer o pagamento via PIX que pode ser por chave ou QRCode ou mesmo transferências tradicionais como TED ou DOC. 

Como uma empresa pode oferecer serviços financeiros?

Praticamente toda empresa pode oferecer as opções de serviços financeiros citados no tópico anterior, mas a pergunta certa deve ser: qual deles faz sentido para o meu negócio e vai me trazer mais vantagens?

O interessante é que graças a plataformas de pagamento, hoje uma empresa consegue oferecer uma série de formas de pagamento contratando apenas uma empresa que concentre vários caminhos e te permite oferecer aos seus clientes opções como:

Ver também: Comparativo de taxas de maquininhas de cartão: Como encontrar a melhor para sua empresa

Quais as vantagens de trabalhar com vários tipos de serviços financeiros?

De cara já fica claro que não oferecer variedade de pagamentos e serviços financeiros aos seus cliente já vai colocar em risco a sua venda, principalmente se os seus concorrentes trabalharem com uma opção que você não oferece.

À medida que você conhece melhor o seu público e passa a buscar soluções de pagamento em cima das dores e necessidades deles, a tendência é que você estreite laços com seus consumidores e aumente a taxa de fidelização da sua marca.

Por fim, disponibilizar produtos financeiros acaba aumentando o seu faturamento, no final das contas isso acaba livrando a sua empresa de ficar refém de um banco para realizar transações o que a torna muito mais competitiva no mercado.

Saiba mais: Qual a maquininha de cartão com a menor taxa do mercado? Conheça as melhores opções

E aí, entendeu como funcionam os tipos de serviços financeiros? Aproveite e conheça nossos artigos sobre como desbloquear um cartão de crédito, como usar um cartão de crédito virtual e como cancelar o cartão de crédito.

Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia. 

Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.

Sair da versão mobile