Por muito tempo foi preciso ir até uma agência bancária para fazer tarefas simples como sacar, depositar e transferir dinheiro. Com o desenvolvimento da tecnologia, porém, as movimentações financeiras passaram a poder ser feitas pela internet. Hoje é possível até mesmo abrir, movimentar e fechar uma conta sem jamais precisar ir ao banco.

Estamos falando das contas digitais, oferecidas por bancos tradicionais e também por fintechs. Surgidas na última década, esse tipo de conta tem ganhado popularidade entre os brasileiros rapidamente: de acordo com um levantamento feito pelo Poder360, já são 82 milhões de contas desse tipo no país, considerando somente os principais bancos digitais.

Se você ainda não sabe o que é e quais são as vantagens de ter uma conta digital, continue a leitura para ficar por dentro!

O que é conta digital?

Uma conta digital é uma conta bancária em que todas as operações podem ser feitas online, sem que o cliente precise ir até uma agência. Isso inclui a abertura da conta, as movimentações financeiras e até o encerramento dela. Esse tipo de serviço pode ser oferecido tanto por bancos quanto por outras instituições financeiras, como as fintechs.

Por meio da conta digital, é possível pagar boletos, fazer e receber transferências, realizar portabilidade de salário, guardar dinheiro, sacar em caixas eletrônicos, recarregar o celular, dentre outras possibilidades.

O processo de abertura de uma conta digital pode variar conforme a instituição financeira escolhida. Mas, no geral, inclui estas etapas:

  • Baixar o aplicativo do banco escolhido no celular
  • Fazer um cadastro das informações pessoais
  • Enviar fotos dos documentos solicitados
  • Tirar uma selfie segurando um documento com foto
  • Assinar o contrato digitalmente

Hoje, existem contas digitais voltadas para pessoas físicas e jurídicas — ou seja, para empreendedores. O objetivo da conta digital para negócios é facilitar o dia a dia de quem é MEI ou possui uma pequena, ou média empresa. Dentre as possibilidades, está a emissão de boletos para receber pagamentos.

Quais são as vantagens de ter uma conta digital?

Agora que você já sabe o que é, falaremos sobre as vantagens de ter uma conta digital. Conheça as principais:

Tarifas reduzidas ou inexistentes

Para ter uma conta em um banco tradicional, o cliente pode ter que pagar por pacotes de serviços mensais que variam conforme a instituição e a modalidade escolhida, como pode ser verificado no site do Banco Central.

Uma conta digital, por sua vez, gera menos custos que uma conta tradicional. Afinal, não é preciso manter um espaço físico com colaboradores. Isso se reflete no que é cobrado dos clientes: é comum que as contas bancárias não cobrem taxas de manutenção, por exemplo. As transações, como transferências e pagamento de boletos, também costumam ser gratuitas.

Mas lembre-se: para evitar surpresas, pesquise e leia com calma o contrato para entender quais movimentações podem gerar custos para você.

Possibilidade de fazer saques

Essa é uma dúvida que muita gente tem. Afinal, se a conta digital não tem agência física, como posso ir ao caixa sacar dinheiro?

Ao criar uma conta digital, o cliente recebe um cartão em casa. Em geral, as instituições financeiras possuem acordo com redes de caixas, permitindo que os clientes façam saques. Há contas que cobram por saque e outras que oferecem uma determinada quantidade de retiradas gratuitas.

Os terminais da rede Banco24Horas são um exemplo. Neles é possível fazer transações em mais de 40 bancos conveniados, incluindo os que oferecem contas digitais, como Nubank e Inter.

Rendimentos maiores que a poupança

Outra vantagem de ter uma conta digital é o rendimento, normalmente maior que o da poupança. Dessa forma, seu dinheiro não é desvalorizado em relação à inflação.

Para isso, o processo costuma ser simples: basta fazer o depósito que o dinheiro já começa a render na mesma hora. Além disso, não é preciso esperar 30 dias para retirar uma quantia sem perder os rendimentos, já que estes costumam ser diários.

Suporte online

As instituições financeiras que oferecem conta digital também disponibilizam um suporte online, evitando que o consumidor precise usar o telefone ou ir pessoalmente à agência para resolver qualquer dificuldade. Se tiver dúvidas, é só entrar em contato com o suporte por meio do aplicativo.

Acesso para negativados

Mesmo quem está negativado pode abrir uma conta digital. Como a conta digital oferece a maioria dos serviços ofertados por uma conta-corrente, não é preciso oferecer crédito aos clientes. Por isso, não há restrição para pessoas que estão negativadas. 

O que pode acontecer, apenas, é a instituição financeira negar cartão de crédito, empréstimos e outras ofertas do tipo ao cliente que consta nos serviços de proteção ao crédito.

Conheça as principais contas digitais do Brasil

Agora que listamos as principais vantagens de ter uma conta digital, falaremos sobre algumas das opções mais conhecidas. Antes de escolher a sua, visite os sites, pesquise e compare as características de cada uma. 

Dentre as diversas instituições financeiras que oferecem conta digital no Brasil, estas são as principais:

Comparativo entre as contas digitais brasileiras mais conhecidas

  • Nubank: de longe a opção mais conhecida quando o assunto é conta digital. A NuConta tem abertura gratuita e não são cobradas taxas para transferências e depósitos. O dinheiro depositado começa a render imediatamente e há também opção de conta PJ. Os saques custam R$ 6,50 cada e podem ser feitos na rede Banco24Horas.
  • Banco Inter: o Inter é uma fintech pioneira no Brasil. A abertura da sua conta digital é gratuita e é possível gerar boletos e fazer investimentos. Além disso, o cliente pode sacar dinheiro de forma gratuita na rede Banco24Horas. O aplicativo do Inter se propõe a ser um super app, oferecendo diversas possibilidades como investimentos e compras. Também disponível na versão PJ.
  • Neon: a conta digital do Neon pode ser aberta gratuitamente. O cliente tem acesso a um cartão sem anuidade e pode fazer depósitos via boleto. Além disso, pode usar o aplicativo para fazer investimentos e empréstimos. Os saques custam R$ 5,90 cada na rede Banco24Horas. Também há a opção de conta PJ.

Gostou das dicas? Veja também nosso artigo de O que fazer se seu cartão de crédito foi clonado?

Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia.

Aqui você pode pesquisar e comparar entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil, e o melhor de tudo: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.

Comentar

Salvar